Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta segunda, 08 de agosto

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

Mercado financeiro

A Bovespa teve hoje uma leve queda de 0,04%, com 57.635,43 pontos. Apesar de cair no dia, a Bolsa acumula valorização de 0,57% no mês e de 32,95% no ano. As ações da Petrobras fecharam em alta, mas por outro lado, os papéis dos bancos caíram.

Já no mercado de câmbio, o dólar teve pequena queda de 0,04% e está cotado em R$ 3,168. Com isso, a moeda americana continua no valor mais baixo desde 16 de julho de 2015.
 
 
 
Leão acerta as contas
 
E a Receita Federal liberou hoje a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2016. Também estão no lote restituições que caíram na malha fina entre 2008 a 2015.
 
Para saber se teve a declaração liberada basta acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone, pelo número 146. A restituição deve ser paga no próximo dia 15. O dinheiro é depositado na agência bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.
 
 
 
 
Como vai a economia?
 
Economistas consultados pelo Banco Central melhoraram a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) de -3,24% para -3,23%. Eles também diminuíram a projeção de inflação para o fim de 2016 de 7,21% para 7,20%. 
 
Já a projeção da taxa básica de juros, a Selic, foi mantida em 13,50%.
 
 
 
 
Aposentadoria dos militares
 
O Palácio do Planalto anunciou que não vai incluir os militares na proposta de unificação da Previdência, que deve ser encaminhada ao Congresso até o final do ano. 
 
Em compensação, o governo estuda ampliar de 30 para 35 anos o tempo de serviço militar para a reserva.
 
 
 
Menos exportação
 
O Brasil faturou 14% menos com as exportações do agronegócio em julho deste ano em relação a igual mês de 2015, informou o Ministério da Agricultura. 
 
O recuo nos valores exportados é explicado pela queda internacional dos preços de vários produtos, como a carne suína, a bovina, e a de frango, além da celulose e do também o suco de laranja.
 
 
 
 
Prazo no fim
 
Em uma semana termina o prazo para que as empresas entreguem ao Banco Central a declaração do Censo Quinquenal de Capitais Estrangeiros no país. 
 
O período para fazer a declaração começou em 1º de julho e termina na próxima segunda-feira, dia 15 de agosto.
 
 
 
 
Agenda
 
Amanhã serão divulgados dados sobre as vendas no varejo do comércio brasileiro.
 
Também será mostrado o levantamento mensal sobre a safra agrícola brasileira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos