Bolsas

Câmbio

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta segunda, 5 de dezembro

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

Mercado financeiro

A Bolsa teve queda de 0,8%, com 59.831,73 pontos. Os resultados foram puxados, principalmente, pelo desempenho negativo das ações da Petrobras e dos bancos.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 1,24% e está cotado em R$ 3,429.

Leia mais

 

Nova aposentadoria chegando

O presidente Michel Temer (PMDB) reuniu líderes da base aliada na Câmara e no Senado para pedir apoio à PEC que muda as regras da Previdência, o que altera as formas em que o brasileiro pode se aposentar.

Temer não revelou detalhes, mas o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, adiantou que essa idade mínima será de 65 anos. Os detalhes serão conhecidos amanhã, quando a proposta será levada ao Congresso pelo governo.

Leia mais

 

Restituição do IR

A Receita Federal deve liberar nesta semana a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda 2016. Também estarão no lote restituições de 2008 a 2015 que haviam caído na malha fina.

O dia da liberação da consulta ainda não foi confirmado pela Receita.

Leia mais

 

Solução próxima

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que é normal o aumento da ansiedade do brasileiro, mas que a solução para a crise do gasto público está próxima.

O ministro afirmou que estão sendo dados "passos gigantescos" com a aprovação da PEC do teto aprovada na Câmara e no primeiro turno do Senado. Questionado se sente que está com o cargo em risco, Meirelles avaliou que não.

Leia mais

 

Projeção para inflação

Economistas consultados pelo Banco Central melhoraram as projeções para o Produto Interno Bruto e reduziram a estimativa de inflação no final de 2016.

A projeção para a inflação neste ano caiu para 6,69%, mas continua acima do limite máximo da meta do governo. Para os próximos 12 meses, a projeção de inflação foi mantida em 4,89%. Para o PIB de 2016, o mercado financeiro prevê uma retração menor da atividade. Os economistas estimam agora um encolhimento de 3,43%. Para 2017, a previsão de alta do PIB baixou de 0,98% para 0,80%.

Leia mais

 

Mercado mexicano

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que pediu a abertura do mercado do México para a carne brasileira.

Maggi disse que conversou com José Rovirosa, ministro da Agricultura do México, e garantiu que pode atender tanto as demandas comerciais quanto as de transferência de tecnologia agrícola.

Leia mais

 

Agenda

Amanhã é divulgada a Ata do Comitê de Política Monetária, que compila as perspectivas para a economia nos próximos meses.

A Eurostat também divulga a evolução do PIB na Zona do Euro no terceiro trimestre.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos