Bolsas

Câmbio

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta quarta, 18 de janeiro

Vinícius Garcia

Do UOL, em São Paulo

Mercado financeiro

A Bovespa fechou em queda de 0,32%, com 64.149,57 pontos, depois de duas altas seguidas. A desvalorização de hoje foi influenciada, principalmente, pela queda nas ações da Petrobras e dos bancos.

Já o dólar teve alta de 0,2%, cotado em R$ 3,219. Ontem, a moeda americana caiu 0,81%. A sessão de hoje foi marcada pela atuação do Banco Central no mercado de câmbio.

Leia mais

 

Ritmo de juros

O Banco Central entrou em um novo ritmo de corte de juros. Foi o que disse o presidente do BC, Ilan Goldfajn. Ele destacou que a redução de 0,75 ponto percentual adotada na última reunião do Copom representa um novo padrão.

Por outro lado, Goldfajn disse que a intensidade dos cortes nos juros básicos pode mudar em função de fatores como expectativas de inflação, projeções e nível da atividade econômica.

Leia mais
 


Mais queda

A equipe econômica do governo prevê uma queda de 0,5% do PIB no 4º trimestre de 2016 em relação ao período anterior. Se a projeção se confirmar, a baixa do Produto Interno Bruto em 2016 vai ser de 3,5%.

O PIB do ano passado ainda não foi divulgado pelo IBGE, a previsão é de que seja anunciado no dia 7 de março.

Leia mais
 

Ponto fora da curva

A venda de imóveis novos deu uma respirada e subiu depois de cair por 16 meses seguidos. O setor teve alta de 10,1% em novembro do ano passado sobre o mesmo mês de 2015. O resultado ainda é 8,8% menor no acumulado até novembro de 2016 em comparação com o ano anterior.

Os números foram divulgados pela Abrainc-Fipe, que reúne grandes incorporadoras imobiliárias do país.

Leia mais
 

Raio-X do aposentado

A nova proposta de reforma da Previdência está sendo avaliada no Congresso. Com ela, o brasileiro teria que trabalhar 49 anos para receber o valor integral da aposentadoria. Mas como está a situação hoje?

Atualmente, cerca de 19 milhões de pessoas recebem o benefício pelo INSS.  Desse número, 10 milhões se aposentam por idade. Para se aposentar, o brasileiro tem que trabalhar, em média, até os 58 anos. Além disso, a aposentadoria não é sinônimo de dinheiro alto. Isso porque, de cada três aposentados, dois ganham um salário mínimo. O levantamento foi feito pelo UOL.

Leia mais
 

4G instável

Um relatório da consultoria OpenSignal confirma o que já é conhecido dos brasileiros que usam a internet 4G. O relatório aponta que a rede 4G é conectada em apenas metade das vezes que o usuário tenta navegar na internet.

De acordo com a consultoria, a TIM oferece a melhor rede, com acesso em 59,2% das tentativas de acesso. Em velocidade, a Claro está na primeira posição com média de 19,7 Mbps.

Leia mais
 


Agenda da semana

Na agenda da semana, a Fundação Getúlio Vargas divulga amanhã a 2ª prévia do IGP-M de janeiro.

Já o IBGE, anuncia o IPCA-15 de janeiro. Também amanhã, o Banco Central Europeu se reúne para definir a política monetária e eventuais mudanças na taxa de juros da União Europeia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos