IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Primeiro dia de saque do FGTS tem fila e desencontro de informação

Fila formada pouco antes da abertura da agência da Caixa na av. Sete, em Salvador (BA) - Lucas Cunha
Fila formada pouco antes da abertura da agência da Caixa na av. Sete, em Salvador (BA) Imagem: Lucas Cunha

Do UOL, em São Paulo*

10/03/2017 10h14Atualizada em 10/03/2017 17h39

As agências da Caixa Econômica Federal abriram mais cedo nesta sexta-feira (10) e já com fila de trabalhadores atrás do dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Quem nasceu em janeiro e fevereiro e tem dinheiro em contas inativas do FGTS pode sacar os recursos a partir desta sexta-feira (10). São cerca de 4,8 milhões de pessoas. Quem nasceu entre março e dezembro precisa esperar até as datas estipuladas pela Caixa Econômica Federal.

Além das filas, alguns trabalhadores encontraram outros problemas para sacar o dinheiro. 

O gerente da agência Bom Fim da Caixa, na região central de Porto Alegre (RS), registrou problemas já nos primeiros atendimentos. Entre eles, contas que não apareciam como inativas no sistema ou diferença no valor a ser recebido (na agência, aparecia um valor diferente do que havia sido apurado pelo trabalhador).

"Vai ser assim o dia inteiro, mas vamos lá. Estamos aqui para resolver esses pequenos contratempos", disse o gerente Bernardo de Mello.

Chegou primeiro, mas saiu sem nada

Vendedor - Edson Lopes Jr./UOL - Edson Lopes Jr./UOL
Vendedor chegou primeiro a agência da Caixa em SP, mas saiu sem o dinheiro
Imagem: Edson Lopes Jr./UOL

O vendedor Eric Cézar Cerqueira, 40, o primeiro a chegar à agência da Caixa na rua 7 de abril, no centro da capital paulista, mas saiu de lá sem o dinheiro do FGTS.

Ele conta que tinha cerca de R$ 500 para sacar, mas a empresa onde trabalhou não tinha "dado baixa" em seu emprego. Conseguiu regularizar as informações, mas só poderá sacar o valor em cinco dias úteis, na próxima sexta-feira.

"Fiquei (decepcionado). Pensava que ia sair com o dinheiro na mão", afirma. "Agora é esperar. Tudo bem".

Nesses casos, é preciso apresentar a carteira de trabalho e, se possível, a rescisão de contrato para comprovar a situação do trabalhador e corrigir os dados no sistema do FGTS.

Presidente da Caixa visita agência

O presidente nacional da Caixa, Gilberto Occhi, afirmou que muitos trabalhadores estão enfrentando dificuldade para sacar o FGTS inativo por causa da falta de informações, por parte dos empregadores, no sistema do FGTS.

Occhi - Carlos Madeiro/ UOl - Carlos Madeiro/ UOl
Presidente da Caixa, Gilberto Occhi, visita agência em Gruta de Lourdes, em Maceió (AL)
Imagem: Carlos Madeiro/ UOl

Occhi esteve na agência do bairro de Gruta de Lourdes, em Maceió (AL), para fiscalizar o atendimento ao público. Ele também respondeu a dúvidas de alguns trabalhadores que estavam na agência.

"Uma coisa que estamos percebendo muito é a falta de registro nos sistemas do FGTS de desligamento do empregado. Essa é uma situação muito recorrente. O empregado se desliga da empresa, e ela paga os direitos dele, mas não dá a baixa no contrato de trabalho no sistema do fundo de garantia", afirma.

Agências da Caixa abrem mais cedo

Saque do FGTS na Caixa - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

As agências da Caixa abriram duas horas mais cedo hoje e também terão o horário antecipado na segunda (13) e terça-feira (14) da semana que vem. A exceção são as agências que normalmente abrem às 9h: nesse caso, começam a atender uma hora antes e fecham uma hora depois.

Além disso, algumas agências abrirão no sábado (11), das 9h às 15h. É possível consultar a relação no site da Caixa.

Saques vão até 31 de julho

É possível sacar o dinheiro até 31 de julho de 2017. Por exemplo: se o trabalhador nascido em janeiro não sacar o dinheiro agora, ele ainda pode fazer o saque até 31 de julho.

Depois disso, só vai poder sacar esse dinheiro seguindo as regras antigas --ao se aposentar ou se for comprar a casa própria, por exemplo.

*Com reportagem de Carlos Madeiro, em Maceió (AL), Flávio Ilha, em Porto Alegre (RS), Lucas Cunha, em Salvador (BA), Marcela Lemos, no Rio, Rafael Moro Martins, em Curitiba (PR), Renta Tavares, em Uberlândia (MG), Ricardo Marchesan, em São Paulo, e Thiago Varella, em Campinas (SP)

FGTS: Como saber se você tem direito ao saque de conta inativa

UOL Notícias