Bolsas

Câmbio

Comissão discute projeto que muda feriado nacional para as segundas-feiras

Da Agência Senado

  • Reprodução/pearlsofprofundity

A Comissão de Educação (CE) do Senado deverá examinar na próxima terça-feira (23), em caráter terminativo (sem a necessidade de votação no plenário), o Projeto de Lei (PLS 389/2016), que propõe a transferência de feriados nacionais para as segundas-feiras. O projeto estabelece que feriados que caírem na terça ou na sexta-feira serão antecipados ou adiados para a segunda-feira.

A proposta não afeta os feriados de datas simbólicas de 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro e 12 de outubro, nem Natal, Carnaval, Corpus Christi e Sexta-feira Santa. A medida também não valerá para os feriados que caírem aos sábados e domingos.

O Brasil tem ao todo 12 feriados nacionais, e é o sétimo país com mais feriados no mundo, de acordo com a consultoria norte-americana Mercer. A proposta é de autoria do senador Dário Berger (PMDB-SC).

Saque do FGTS

Outro projeto que deverá ser analisado é o PLS 581/2007, que libera o acesso ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) após um ano de inatividade da conta (atualmente é necessário esperar três anos) e antecipa o saque livre do fundo para o trabalhador a partir dos 60 anos de idade (a regra atual diz 70 anos).

A relatora do projeto é a senadora Ana Amélia (PP-RS), que acrescentou a possibilidade de uso do saldo do FGTS para pagar mensalidades de curso superior ou profissionalizante (para si mesmo ou para familiares) e para quitar empréstimo contraído com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A matéria é terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A reunião terá início às 11h30 na sala 15 da Ala Alexandre Costa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos