Bolsas

Câmbio

China inaugura estação de energia solar em forma de panda

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Pnud

    Imagem feita a partir de um drone mostra a usina solar em forma de panda

    Imagem feita a partir de um drone mostra a usina solar em forma de panda

Foi inaugurada na China uma estação de energia solar diferente: as placas solares formam o desenho de um panda, um dos animais mais característicos do país asiático.

A estação é a primeira de uma parceria entre a empresa chinesa China Merchants New Energy e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), assinada em setembro do ano passado. 

A estação fica na cidade de Datong, na província de Shanxi, no norte da China, e ocupa uma área de 248 acres (equivalente a mais de 140 campos de futebol), segundo informações da ONU.

Na versão original deste texto, a imagem abaixo, que é uma representação artística, feita em computador, foi mostrada como se fosse uma foto real. A usina solar tem mesmo formato de um panda, mas não é exatamente como mostrava a imagem. A foto real está no começo deste texto.

Divulgação
Representação feita em computador de usina de energia solar na China

Produção

A capacidade total de geração de energia será de 100 MW (megawatt), dos quais 50 já foram integrados à matriz energética do país, de acordo com a empresa responsável pelo projeto.

Quando estiver com 100% da capacidade instalada em funcionamento, a estação poderá gerar 3,2 bilhões de kWh (quilowatt-hora) de energia em 25 anos, segundo a empresa. Esse volume representa uma economia de 1,056 milhão de toneladas de carvão (usado na produção de energia térmica) ou uma redução de 2,74 milhões de toneladas na emissão de dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos