Bolsas

Câmbio

Tem carro em SP com placa final 6? É preciso pagar hoje IPVA

Do UOL, em São Paulo

Já começou o prazo para pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2018 de veículos registrados no Estado de São Paulo. Esta terça-feira (16) é o último dia para os veículos com placa de final 6.

Os donos de veículos precisam pagar até hoje a primeira parcela do IPVA, ou o valor integral com desconto (de 3%). Também é possível pagar o seguro DPVAT, obrigatório para todos os veículos. A data limite para pagamento do DPVAT é o dia do vencimento da segunda parcela do IPVA ou do IPVA à vista sem desconto, em fevereiro. Também é possível pagar o licenciamento antecipado (leia mais abaixo).

Se optar por parcelar o IPVA em três vezes, o proprietário deve pagar a primeira parcela até hoje, a segunda até 21 de fevereiro, e a terceira até 16 de março. Outra possibilidade é pagar o valor integral sem desconto até 21 de fevereiro.

Especialistas em finanças recomendam que, para quem tem o dinheiro disponível na conta, é melhor pagar o imposto de uma vez e aproveitar o desconto.

ATENÇÃO: governo não enviará carta

O governo não enviará a carta com o aviso de vencimento do IPVA neste ano. O valor do imposto pode ser consultado no site da Secretaria de Fazenda, informando a placa do veículo e o número do Ranavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).

Como pagar?

Para fazer o pagamento, o dono do veículo pode ir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam. Também é possível pagar o imposto nos caixas eletrônicos, pela internet ou aplicativo, via débito agendado ou por outros canais oferecidos pelos bancos.

Além do IPVA 2018, também deve ser pago o seguro obrigatório (DPVAT). A data limite para pagamento do DPVAT é o dia do vencimento da segunda parcela do IPVA ou do IPVA à vista sem desconto, em fevereiro. Para veículos isentos do IPVA, o DPVAT deve ser pago junto com o licenciamento anual.

O valor é recolhido de forma integral. Apenas motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus podem parcelar o seguro DPVAT em três vezes, seguindo o mesmo calendário de vencimento do IPVA.

Veja calendário de pagamento, de acordo com final da placa:

  • Final 1 - 9 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 9 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 9 de março (terceira parcela)
  • Final 2 - 10 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 15 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 12 de março (terceira parcela)
  • Final 3 - 11 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 16 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 13 de março (terceira parcela)
  • Final 4 - 12 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 19 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 14 de março (terceira parcela)
  • Final 5 - 15 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 20 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 15 de março (terceira parcela)
  • Final 6 - 16 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 21 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 16 de março (terceira parcela)
  • Final 7 - 17 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 22 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 19 de março (terceira parcela)
  • Final 8 - 18 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 23 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 20 de março (terceira parcela)
  • Final 9 - 19 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 26 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 21 de março (terceira parcela)
  • Final 0 - 22 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 27 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 22 de março (terceira parcela)

Esqueci de pagar. E agora?

Caso o dono do veículo perca o prazo, o pagamento só poderá ser feito nas agências bancárias, com multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic.

Se a dívida passar de 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% do valor do IPVA. Permanecendo a inadimplência, o proprietário fica impossibilitado de fazer o licenciamento do veículo, além de ter o nome sujo.

Veja calendário do licenciamento

No caso do licenciamento, o dono do veículo pode optar por pagá-lo de forma antecipada, junto com o IPVA, ou esperar pelo mês de vencimento. O pagamento deve ser feito até o último dia útil de cada mês.

Veja o calendário de vencimento do licenciamento:

  • Abril: placa final 1
  • Maio: placa final 2
  • Junho: placa final 3
  • Julho: placa final 4
  • Agosto: placas finais 5 e 6
  • Setembro: placa final 7
  • Outubro: placa final 8
  • Novembro: placa final 9
  • Dezembro: placa final 0

Como ir à praia e gastar pouco em tempos de crise?

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos