Topo

IBGE: preço da passagem aérea cai 15,42% no mês, mas sobe 13,33% em um ano

Do UOL, em São Paulo

10/04/2018 13h16

Os preços das passagens aéreas registraram queda de 15,42% em março, na comparação com fevereiro, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (10). A baixa acabou pesando na inflação do mês passado, que ficou em 0,09%, o menor nível para março desde a criação do Plano Real, em 1994.

Em um ano, porém, os preços das passagens aéreas saltaram 13,33%, de acordo com o IBGE.

Em junho do ano passado, as empresas começaram a cobrar despacho de bagagens com a promessa de que o preço das passagens cairia.

A queda das passagens aéreas teve impacto negativo de 0,07 ponto percentual no índice de inflação em março. O grupo de transportes, no qual estão enquadradas as viagens de avião, registrou deflação de 0,25% no mês.

Para o IBGE, a redução nos preços dos bilhetes aéreos de fevereiro para março é natural por causa da volta às aulas, após aumentos nos meses de férias.

Inflação segue abaixo da meta do governo

No acumulado de 12 meses, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial no país, ficou em 2,68%, abaixo do limite mínimo da meta do governo. Em 2018, a meta é manter a inflação em 4,5% ao ano, mas há uma tolerância de 1,5 ponto, ou seja, pode variar entre 3% e 6%.

Caso a inflação termine o ano fora da margem de tolerância, o presidente do Banco Central precisa enviar uma carta aberta ao ministro da Fazenda justificando porque a meta não foi cumprida.

Foi o que fez no início deste ano o atual presidente do BC, Ilan Goldfajn, que enviou uma carta ao então ministro Henrique Meirelles dizendo que a meta não foi cumprida em 2017 devido à queda nos preços dos alimentos, após safras recordes. No ano passado, a inflação fechou em 2,95% e ficou abaixo do limite mínimo da meta do governo pela primeira vez na história.

Expectativa em 2018

A expectativa de analistas consultados pelo Banco Central é que a inflação termine 2018 em 3,53%, dentro do limite da meta deste ano. 

Com o crescimento de 1% no PIB (Produto Interno Bruto) em 2017, o país começa a sair do buraco, após a economia encolher 3,5% tanto em 2016 quanto em 2015. Mas a recuperação é lenta e, segundo especialistas ouvidos pelo UOL, a economia vai demorar pelo menos dois anos para chegar ao nível de antes da crise.

Veja caminho que sua mala faz no aeroporto depois de despachada

UOL Notícias

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

IBGE: preço da passagem aérea cai 15,42% no mês, mas sobe 13,33% em um ano - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia