Bolsas

Câmbio

Mercado reduz projeções para inflação e crescimento econômico neste ano

SÃO PAULO, 9 Abr (Reuters) - A projeção para a inflação neste ano foi reduzida pela 10ª vez seguida na pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira, caminhando na direção do piso da meta oficial, enquanto a visão para a economia teve ligeira piora.

Os economistas consultados no levantamento passaram a calcular a alta do IPCA em 2018 agora em 3,53 por cento, ante 3,54 por cento na semana anterior. A meta oficial para este ano é de 4,5 por cento, com margem de 1,5 ponto porcentual.

Para 2019, o cálculo também sofreu um ajuste de 0,01 ponto percentual, mas para cima, a 4,09 por cento.

O IBGE divulga na terça-feira os dados de março do IPCA, e pesquisa da Reuters aponta que a inflação provavelmente desacelerou em março à mínima em cinco meses de 2,72 por cento em 12 meses, sugerindo que o BC pode ter esperado tempo demais para sinalizar novo corte de juros.

Ao mesmo tempo, a expectativa para o desempenho da economia brasileira piorou. A projeção é de que o Produto Interno Bruto (PIB) registre uma expansão de 2,80 por cento neste ano, contra 2,84 por cento antes, avançando a 3 por cento em 2019, em projeção inalterada no levantamento.

A pesquisa mostra ainda que o mercado continua vendo que a Selic terminará 2018 a 6,25 por cento e 2019, a 8 por cento. Atualmente, a taxa básica de juros está em 6,5 por cento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos