IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PF investiga corrupção e fraude na Previdência de servidores municipais

Do UOL, em São Paulo

12/04/2018 09h44

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (12) operação para investigar corrupção e fraudes em institutos de previdência municipais.

Estão sob a mira da PF 28 institutos municipais que teriam aplicado em 13 fundos recursos destinados à aposentadoria de servidores. Esses fundos teriam realizado investimentos sem garantia nenhuma, comprando, por exemplo, papéis de empresas de fachada. A estimativa é que o valor total das aplicações com dinheiro das aposentadorias de servidores municipais ultrapasse R$ 1,3 bilhão.

Além de servidores ligados aos institutos municipais, é investigada a participação de uma empresa de consultoria no esquema.

Na ação, que faz parte da segunda fase da operação Papel Fantasma e tem o apoio da Secretaria de Previdência, policiais federais e auditores da Receita Federal cumprem 60 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão temporária expedidos pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo nos estados de SP, RJ, MG, PR, MT, SC e GO.

Os investigados responderão por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, com penas de dois a 12 anos de prisão.

Recebemos um salário de fome, diz aposentado

UOL Notícias