Marcas ousam e adotam tom político em ações de marketing antes das eleições
A semana anterior às eleições começou um tanto diferente para algumas marcas. Burger King, Chevrolet e Ben & Jerry's, por exemplo, decidiram apostar em um tom político em ações de marketing, estratégia pouco comum para os padrões dos anunciantes.
Conheça um pouco mais sobre cada ação.
Burger King contra o voto em branco
O Burger King veiculou um comercial, em TV aberta, afirmando que o voto em branco pode decidir negativamente a eleição. Para "provocar uma reflexão sobre o direito de voto", segundo a empresa, o filme exibiu pessoas que declararam seu voto em branco ganhando sanduíches com apenas cebola e maionese no recheio. O filme terminava com a frase "Se você não escolher, alguém fará a escolha por você. E pode não ser o que você imaginava".
Ao que parece, a ação foi bem recebida. Diferentes influenciadores, incluindo a apresentadora global Ana Maria Braga, fizeram questão de comentar o comercial. O Partido Novo e o candidato Henrique Meirelles, ainda, republicaram o vídeo em suas redes sociais.
Chevrolet pela mudança
A Chevrolet deu um tom político a um comercial que divulga o modelo Cruze. Com a hashtag #ComoDeveriaSer, o filme pede um país "onde o progresso é visto nas ruas e não apenas numa bandeira" e onde "tudo é como deveria ser".
Segundo a montadora, o comercial teve o objetivo de mobilizar as pessoas para que "esqueçam o conformismo e acreditem que é possível mudar o país".
Título dá desconto na Ben & Jerry's
A Ben & Jerry's decidiu oferecer desconto de 10% aos consumidores que apresentarem o título de eleitor em uma das lojas da marca no Brasil até domingo (7). A companhia também "trocou" o nome do seu sorvete "Cone Sweet Cone" para "Vote Sweet Vote" para chamar a atenção para as eleições.
A empresa está acostumada a participar de discussões políticas. Em junho, com a criação da agência LiveAd, a marca promoveu debates com 12 duplas de pessoas, com visões políticas diferentes, convidadas a discutir seus pontos de vista. A marca também é uma das apoiadoras da plataforma Me Representa, ONG formada por coletivos de mulheres, negros e LGBT+. A plataforma ajuda eleitores a encontrarem candidatos que valorizam os direitos humanos.
Guia do Voto da Votorantim
A Votorantim, por sua vez, lançou o Guia do Voto em site e aplicativo (disponível para Android e iOS). O sistema busca ajudar os eleitores a conhecerem um pouco mais sobre os candidatos e a escolher os que mais combinam com suas convicções políticas e visões de mundo. O conteúdo do guia foi elaborado pelo cientista político Humberto Dantas, doutor em Ciência Política pela USP.
A divulgação do aplicativo foi feita de forma orgânica, por meio de influenciadores escolhidos pela agência Sunset. Até esta sexta-feira (5), o Guia do Voto havia chegado a quase 160 mil downloads.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.