Cereais não maltados? Empresas prometem pôr no rótulo se cerveja tem milho
O Ministério Público, o governo e as principais cervejarias do país anunciaram nesta terça-feira (9) um acordo para informar no rótulo das cervejas, de forma "clara, precisa e ostensiva", todos os ingredientes que compõem a bebida.
O objetivo é que as empresas deixem de adotar as expressões genéricas "cereais não malteados/maltados" ou "adjuntos cervejeiros" –normalmente usadas para "camuflar" a adição de milho, arroz ou outros cereais nas bebidas– e informem todos os cereais e matérias-primas usados nas cervejas distribuídas ou vendidas pelas cervejarias no país.
O documento foi assinado na última sexta-feira (5) por Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO), União e cervejarias Ambev (dona das marcas Brahma, Skol e Budweiser), Heineken, Brasil Kirin (dona da Schin e controlada pela Heineken) e Petrópolis (dona de Itaipava e Cristal).
Veja também:
- Ambev apoia milho na cerveja: 'muito chato se todas fossem iguais'
- Veja como os grãos da cevada viram malte, a alma da cerveja
- Do bar ao laboratório: como a cerveja passou a ser estudada no país
O governo ficou responsável por editar em até 30 dias, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, uma instrução normativa esclarecendo como as cervejarias devem informar os ingredientes em seus rótulos. Após a publicação dessa instrução, as empresas terão prazo de 365 dias (um ano) para se adequar às novas regras.
Acordo deve solucionar briga na Justiça
A assinatura do acordo foi a solução encontrada para resolver de vez a questão, segundo o MPF-GO. Em março, uma decisão judicial determinou que as cervejarias indicassem nos rótulos das cervejas todos os ingredientes das bebidas, além de exigir a fiscalização do Ministério da Agricultura.
As empresas recorreram, e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu os efeitos dessa decisão até que o recurso fosse julgado.
Para a procuradora da República Mariane Guimarães, autora da ação contra as cervejarias e do Termo de Acordo, as empresas fabricantes de cerveja são obrigadas a rotular seus produtos com a maior quantidade de informações possível para que o consumidor conheça a sua composição, a quantidade de cada ingrediente e os riscos que essas substâncias podem acarretar à saúde.
"A mera aposição da informação 'cereais não malteados' ou 'adjuntos cervejeiros' nos rótulos das cervejas é insuficiente para que os fabricantes se desincumbam do ônus de prestar informações claras e precisas sobre os produtos que colocam no mercado de consumo", disse a procuradora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.