IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo reduz previsão do PIB para 1,4% e vê inflação maior no fim do ano

Da Agência Brasil

22/11/2018 18h36

O governo federal reduziu de 1,6% para 1,4% a expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) em 2018. A projeção está no Relatório de Despesas e Receitas do quinto bimestre (setembro e outubro), apresentado nesta quinta-feira (22).

No início do ano, a expectativa de crescimento da economia era de quase 3%, mas veio caindo ao longo dos últimos meses. O valor do PIB nominal estimado pelo governo é R$ 6,870 trilhões.

Leia também:

Para o mercado financeiro, o crescimento da economia este ano será de 1,36%, menor do que o estimado pelo governo. As previsões das instituições financeiras constam do boletim Focus, pesquisa com analistas de mercado divulgada toda semana pelo Banco Central.

Projeção para inflação aumenta

Houve um leve aumento na projeção da inflação para o ano, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo). Em setembro, a inflação estimada pelo governo era de 4,1%. Agora a expectativa é de que a alta nos preços seja de 4,3% em 2018. Para o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), usado na fórmula de correção do salário mínimo, a previsão passou de 4,1% para 4,2%.

As estimativas da equipe econômica estão mais pessimistas que as do mercado. Segundo a edição mais recente do boletim Focus, as instituições financeiras preveem que o IPCA feche 2018 em 4,13%.

Documento que orienta a execução do Orçamento, o Relatório de Receitas e Despesas é divulgado a cada dois meses pelo Ministério do Planejamento. O relatório contém estimativas para a economia, as receitas e as despesas, mas as previsões para os indicadores econômicos são de autoria da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Entenda o que é o PIB e como ele é calculado

UOL Notícias