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Investimento em publicidade foi de R$ 7,67 bi no 1° semestre, aponta estudo

iStock/Getty
Imagem: iStock/Getty

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/12/2018 12h03Atualizada em 04/06/2020 15h54

No primeiro semestre deste ano, os investimentos em publicidade no Brasil chegaram a R$ 7,67 bilhões, sendo 61,8% do valor destinado à TV aberta e 14,4% à internet, os dois meios com maior investimento. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de publicidade do país.

As informações não contemplam toda a movimentação de mídia, mas sim os pedidos de inserção das 78 maiores agências atuantes no Brasil. Segundo cálculos do próprio Cenp, retratam cerca de 60% do investimento total em mídia feito no Brasil. O valor é estimado a partir da comparação com o Monitor Evolution, da Kantar Ibope Media. Os números apresentados também não contemplam os investimentos de pequenos e médios anunciantes, principalmente regionais, em plataformas digitais como Google e Facebook.

Em relação aos valores investidos em internet, Ana Moisés, presidente do IAB Brasil (Internet Advertising Bureau), afirma que os dados não refletem o negociado no mercado publicitário nacional. "Acreditamos que os valores no digital devem ser, no mínimo, o dobro do divulgado. Além dos grandes clientes, que compram direto com as plataformas, os números não contemplam agências internas, empresas de e-commerce e consultorias, além dos números de algumas empresas que não podem ser divulgados", declarou a executiva.

Caio Barsotti, presidente do Cenp, disse que os dados estão passando por um processo de aperfeiçoamento. É a segunda vez que o conselho apresenta a pesquisa.

"Tem sido um período de aprimoramento do sistema, dada a dinâmica de funcionamento do mercado. A ideia é que possamos alcançar, no mínimo, 200 agências do país ainda em 2019, principalmente em mercados regionais", declarou o executivo.

A pesquisa mostra também o destino dos investimentos publicitários por região. Veiculações nacionais representaram 63% do total; a região Sudeste ficou com 25,3%; a Sul, com 4,5%; a Nordeste, com 4,4%; a Centro-Oeste, com 1,9%; e a Norte, com 0,9%.

Confira os números do investimento publicitário no primeiro semestre de 2018:

  • Televisão aberta: R$ 4.743.653 (61,8%)
  • Internet: R$ 1.101.908 (14,4%)
  • Mídia exterior: R$ 580.005 (7,6%)
  • Televisão por assinatura: R$ 575.627 (7,5%)
  • Rádio: R$ 318.591 (4,2%)
  • Jornal:- R$ 204.959 (2,7%)
  • Revista: R$ 127.766 (1,7%)
  • Cinema: R$ 20.653 (0,3%)
  • Total: R$ 7.673.162

Todos os dados e agências que participam do painel podem ser encontrados no site do Cenp.