Investimento em publicidade foi de R$ 7,67 bi no 1° semestre, aponta estudo
No primeiro semestre deste ano, os investimentos em publicidade no Brasil chegaram a R$ 7,67 bilhões, sendo 61,8% do valor destinado à TV aberta e 14,4% à internet, os dois meios com maior investimento. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de publicidade do país.
As informações não contemplam toda a movimentação de mídia, mas sim os pedidos de inserção das 78 maiores agências atuantes no Brasil. Segundo cálculos do próprio Cenp, retratam cerca de 60% do investimento total em mídia feito no Brasil. O valor é estimado a partir da comparação com o Monitor Evolution, da Kantar Ibope Media. Os números apresentados também não contemplam os investimentos de pequenos e médios anunciantes, principalmente regionais, em plataformas digitais como Google e Facebook.
Em relação aos valores investidos em internet, Ana Moisés, presidente do IAB Brasil (Internet Advertising Bureau), afirma que os dados não refletem o negociado no mercado publicitário nacional. "Acreditamos que os valores no digital devem ser, no mínimo, o dobro do divulgado. Além dos grandes clientes, que compram direto com as plataformas, os números não contemplam agências internas, empresas de e-commerce e consultorias, além dos números de algumas empresas que não podem ser divulgados", declarou a executiva.
Caio Barsotti, presidente do Cenp, disse que os dados estão passando por um processo de aperfeiçoamento. É a segunda vez que o conselho apresenta a pesquisa.
"Tem sido um período de aprimoramento do sistema, dada a dinâmica de funcionamento do mercado. A ideia é que possamos alcançar, no mínimo, 200 agências do país ainda em 2019, principalmente em mercados regionais", declarou o executivo.
A pesquisa mostra também o destino dos investimentos publicitários por região. Veiculações nacionais representaram 63% do total; a região Sudeste ficou com 25,3%; a Sul, com 4,5%; a Nordeste, com 4,4%; a Centro-Oeste, com 1,9%; e a Norte, com 0,9%.
Confira os números do investimento publicitário no primeiro semestre de 2018:
- Televisão aberta: R$ 4.743.653 (61,8%)
- Internet: R$ 1.101.908 (14,4%)
- Mídia exterior: R$ 580.005 (7,6%)
- Televisão por assinatura: R$ 575.627 (7,5%)
- Rádio: R$ 318.591 (4,2%)
- Jornal:- R$ 204.959 (2,7%)
- Revista: R$ 127.766 (1,7%)
- Cinema: R$ 20.653 (0,3%)
- Total: R$ 7.673.162
Todos os dados e agências que participam do painel podem ser encontrados no site do Cenp.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.