Corinthians faz parceria com IBM e 'sonha' com estádio do Atlanta Falcons
A IBM assinou uma parceria com o Corinthians, na sexta-feira (21), e com ela deve iniciar seus trabalhos na área de esportes e entretenimento no Brasil. O acordo com o time paulista tem duração inicial de dez anos e prevê a modernização dos serviços de tecnologia da Arena Corinthians, estádio inaugurado em 2014. A IBM também cuidará dos serviços do programa de sócio torcedor do clube, que hoje tem cerca de 115 mil filiados.
A área de esportes e entretenimento da companhia já trabalha com alguns dos principais eventos esportivos do mundo, como os torneios de tênis Wimbledon e US Open, e o torneio de golfe The Masters, além de atuar com a equipe de Fórmula 1 Aston Martin Red Bull Racing.
"Somos reconhecidos pela liderança que temos no mundo corporativo. Temos atuado muito forte no setor de saúde e educação, por exemplo. Existe uma oportunidade de você criar toda uma experiência nova, para combinar o mundo físico e o mundo digital, e monetizar isso. A ideia é usar a inteligência artificial para criar uma experiência para o esporte", afirmou Tonny Martins, presidente da IBM Brasil.
Conhecendo o torcedor
A empresa de tecnologia quer usar inteligência artificial para conhecer melhor o consumidor de esportes, medir, direcionar e recompensar o engajamento dos torcedores e obter insights mais profundos sobre preferências e comportamentos de cada um deles.
"Quando você une inteligência artificial e análise de dados, passa a criar uma convergência nos diversos dispositivos. O volume de serviços que pode ser oferecido cresce muito. Envolve fidelização e comunicação direta, por exemplo. E tudo isso pode ser monetizado dentro do ecossistema", diz Martins.
Estádio mais moderno do mundo
A IBM também é responsável por toda a tecnologia do Mercedes-Benz Stadium, arena inaugurada no ano passado em Atlanta (EUA) com investimentos de US$ 1,6 bilhão (mais de R$ 6 bilhões) e considerado o estádio mais moderno do mundo (veja vídeo abaixo). A arena servirá de exemplo para o trabalho na Arena Corinthians.
O estádio, que tem capacidade para 71 mil pessoas, costuma ter lotação esgotada em jogos do Atlanta United (futebol) e do Atlanta Falcons (futebol americano). O Mercedes-Benz Stadium será sede da edição de 2019 do Super Bowl, a final do torneio de futebol americano, considerado o maior evento esportivo do planeta.
Em Atlanta, a IBM é responsável pela plataforma integrada de tecnologia, rede óptica de internet (com mais de 2.000 pontos de acesso), central única de vídeos e redes de wifi para os torcedores. Além disso, assina a plataforma de "experiência do fã" da arena, que conta com três aplicativos para os torcedores (um de cada time, além de um para o estádio) e um chat de interatividade com o torcedor, comandado pela área de inteligência artificial da empresa.
"Fazemos toda a experiência para o torcedor --antes, durante e depois do jogo. Ele compra o ingresso pelo aplicativo, vê como estará o tempo na hora do jogo e fica sabendo como está o trânsito. Entra no estádio com um e-ticket e tem um mapa para chegar até a sua cadeira. Também recebe dados estatísticos e informações na palma da mão. O celular se torna um complemento para o torcedor", disse Frank Koja, vice-presidente global de Serviços de Tecnologia da IBM Brasil.
Serviços sem previsão no Brasil
As ações que já funcionam no estádio de Atlanta podem ser replicadas no estádio do Corinthians, segundo a IBM, e também em outros estádios no país. Porém, ainda não há previsão de quando os serviços funcionarão por aqui. A ideia é que até o final de 2019 boa parte já esteja à disposição do público, segundo a empresa de tecnologia.
As partes não anunciaram os valores da parceria, mas o clube afirmou que a IBM fará um investimento de R$ 12 milhões em infraestrutura para o início do projeto.
Veja o trabalho da IBM no Mercedes-Benz Stadium:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.