IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Força Sindical diz que reforma da Previdência é "nefasta" e marca protesto

Do UOL, em São Paulo

05/02/2019 17h36

Após veículos de imprensa divulgarem nesta segunda-feira (4) detalhes de uma proposta do governo para a reforma da Previdência, a Força Sindical emitiu um comunicado dizendo que o projeto é "nefasto" e entregará "apenas uma esmola" aos aposentados.

A central também informou que as entidades sindicais realizarão um ato no próximo dia 20 na praça da Sé, no centro de São Paulo, em protesto contra a perda de direitos e a falta de diálogo com a sociedade no processo de reforma da Previdência.

Segundo informações veiculadas na imprensa nesta semana, o governo estuda unificar a idade mínima de aposentadoria para homens e mulheres em 65 anos, expandir o tempo de contribuição mínima dos atuais 15 para 20 anos e permitir pisos menores do que o salário mínimo, caso do BPC (Benefício da Prestação Continuada), destinado a deficientes e idosos de baixa renda. 

"É nefasta a proposta do governo para reforma da Previdência Social (...). Quaisquer alterações precisam ter como princípio que os aposentados recebam benefícios com valores suficientes para ter uma vida saudável e digna. Pagar um valor abaixo do estabelecido pelo salário mínimo é entregar apenas uma 'esmola', para os milhões de aposentados que ajudaram a construir este país", disse a Força Sindical em seu comunicado."

"Entendemos que quaisquer mudanças na Previdência devam ser amplamente discutidas com a sociedade e com os representantes dos trabalhadores de forma democrática e transparente", declarou a entidade, acrescentando que "é preciso acabar com os privilégios na Previdência Social".

Reforma da Previdência pode ter idade mínima de 65 anos para homens e mulheres

Band News