IPCA
0.32 Jan.2019
Topo

É falsa mensagem de WhatsApp que oferece cartão a quem está com o nome sujo

Do UOL, em São Paulo

07/02/2019 16h52

Tem circulado WhatsApp nos últimos dias uma mensagem que promete um cartão de crédito da Caixa Econômica Federal mesmo para quem tem o nome negativado em serviços como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que cadastra consumidores que deram calote ou atrasaram o pagamento de contas. 

A mensagem, segundo a Caixa, é falsa. "O banco esclarece que produtos dessa natureza não fazem parte da sua política de crédito", afirmou o banco.

Segundo o texto que circula pelo aplicativo, o cartão seria uma "novidade" e estaria disponível para o público em geral, mas teria como objetivo atender aposentados, pensionistas e servidores públicos em todo o Brasil.

Entre as vantagens do cartão estariam: adesão grátis, isenção de anuidade, juros mais baixos que os praticados no mercado e limite de crédito de duas vezes o salário do solicitante.

A mensagem diz, ainda, que para ter o cartão é preciso ser correntista da Caixa e acessar um link para fazer o cadastro.

 De acordo com a Caixa, todas as informações são falsas. 

O que fazer?

Para não cair em golpes pelo WhatsApp, especialistas em segurança digital aconselham usar o "desconfiômetro", principalmente quando as mensagens pedem que o usuário compartilhe o conteúdo com outras pessoas.

Na dúvida, não clique em nenhum link e não preencha nenhum formulário (caso exista um).

Manter o sistema operacional do seu smartphone atualizado e ter um antivírus instalado também ajudam a evitar problemas.

Golpes no WhatsApp: use estas dicas antes de clicar em promoções falsas

UOL Notícias

Mais Economia