PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

SP: Por 3 dias, INSS terá posto na CPTM para tirar dúvidas sobre benefícios

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/04/2019 17h08

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai montar um posto de atendimento para tirar dúvidas da população nos dias 9, 10 e 11 de abril, na estação Barra Funda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em São Paulo.

O atendimento servirá apenas para esclarecer regras previdenciárias e explicar como usar os canais do INSS (telefone 135, site Meu INSS e aplicativo) para solicitar serviços e benefícios. Não será possível dar entrada em nenhum pedido no estande.

Como o serviço é apenas para tirar dúvidas, o trabalhador não precisa levar nenhum documento.

Localizado perto das catracas que bloqueiam a ligação da CPTM com a estação de Metrô Barra Funda, o posto do INSS funcionará das 9h às 15h. O atendimento será por ordem de chegada.

Passo a passo dos serviços

Servidores do INSS poderão explicar, por exemplo, o passo a passo para entrar com um pedido de aposentadoria e para saber quanto tempo falta para poder se aposentar.

Também vão ensinar trabalhadores a consultar seu extrato previdenciário, que traz informações sobre as empresas onde trabalharam e as contribuições já recolhidas.

Segundo o instituto, as dúvidas que costumam ser mais frequentes são sobre regras de concessão de aposentadorias, pensões e auxílios e sobre o preenchimento de guias de contribuição.

Evento ocorre desde 2013

O evento ocorre desde 2013 em diversas estações da CPTM em São Paulo e na região metropolitana. Segundo o INSS, cerca de 15 mil trabalhadores já foram atendidos.

A expectativa esse ano é que mais de 800 pessoas compareçam ao local nos três dias de atendimento.

O serviço faz parte do Programa de Educação Previdenciária do Instituto, que tem como objetivo divulgar informações sobre a Previdência.

Serviço

Tira-dúvidas do INSS
Quando: 9, 10 e 11 de abril, das 9h às 15h
Local: Estação Barra Funda da CPTM, em São Paulo

Entenda a proposta de reforma da Previdência em 10 pontos

UOL Notícias
PUBLICIDADE