IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro diz que embargo à Venezuela pode encarecer combustível no Brasil

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

01/05/2019 11h35

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que embargos à economia venezuelana podem aumentar os preços do petróleo e, consequentemente, dos combustíveis no Brasil. O país vizinho enfrenta um aumento nas tensões entre grupos liderados pelo autoproclamado presidente Juan Guaidó e o ditador Nicolás Maduro.

"Com essa ação, com embargos, o preço do petróleo, a princípio, sobe. Temos que nos preparar. Dada a política da Petrobras não intervencionista [nos preços dos combustíveis]. Mas poderemos ter um problema sério dentro do Brasil, com um efeito colateral do que acontece lá", disse o presidente.

Reajuste de preços pela Petrobras

No começo de abril, a Petrobras recuou de uma alta de 5,7% no diesel após ligação do presidente Jair Bolsonaro ao chefe da estatal, Roberto Castello Branco, em meio a temores de uma greve dos caminhoneiros.

A decisão levou a companhia a perder R$ 32 bilhões em valor de mercado no dia 11 de abril e criou um temor entre investidores de que o governo voltasse a interferir na política de preços de combustíveis.

Após a medida, o presidente Bolsonaro encontrou-se com executivos da petroleira, enquanto diversos membros do governo e executivos da Petrobras negaram a possibilidade de intervenção estatal sobre a política de preços da companhia.

A Petrobras afirma que sua política de preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias.

(Com Reuters)