IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ministério da Infraestrutura pede que Bolsonaro vete mala gratuita em avião

O ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas - Bruno Santos/ Folhapress
O ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas Imagem: Bruno Santos/ Folhapress

Luciana Amaral e Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

10/06/2019 18h26

Técnicos do governo estão pressionando o presidente Jair Bolsonaro para que ele vete o despacho gratuito de bagagem em viagens de avião. Hoje, foi a vez do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recomendar o veto à Presidência da República e à Casa Civil.

Em maio, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória 863/18, que liberou 100% de participação de capital estrangeiro nas empresas aéreas do país. Uma emenda no texto, também aprovada, retomou a gratuidade para bagagem de até 23 quilos em aviões com capacidade acima de 31 lugares, nos voos domésticos. O texto estabelece ainda a gratuidade de até 18 quilos para as aeronaves de 21 a 30 lugares, e de até 10 quilos se o avião tiver apenas 20 assentos.

A gratuidade da bagagem vigorou no país até 2017, quando acabou por decisão da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O prazo para que Bolsonaro decida se vai sancionar a MP ou vetar algum trecho dela é 17 de junho.

Em sua recomendação, o ministro da Infraestrutura disse que defende a cobrança por uma questão de transparência. "É importante para o consumidor saber pelo que está pagando. Quanto mais detalhado, melhor", afirmou.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) enviou um ofício à Casa Civil pedindo o veto, sob o argumento de que a decisão afeta os investimentos no mercado aéreo e prejudica a concorrência no setor, além de impedir que empresas de baixo custo --as chamadas "low cost"-- ofereçam passagens mais baratas.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) também enviou parecer sobre o caso, com as mesmas alegações, e incluindo dados que, segundo a agência, comprovam que o preço caiu nas rotas onde há concorrência.

Preço não vai cair, diz ministro

Freitas concorda com os posicionamentos, mas avalia que o veto à gratuidade não deve ter nenhum efeito na média de preços das passagens de avião no Brasil.

"O que baixa realmente o preço das passagens é uma maior concorrência entre as empresas do setor. Isso nós já estamos fazendo, abrindo o mercado. O consumidor deve começar a sentir os efeitos a partir do ano que vem", disse.

O ministro ainda afirmou que, além da Air Europa, outras três aéreas estrangeiras estariam interessadas em operar voos domésticos no Brasil, mas não revelou quais.

Veja caminho que sua mala faz no aeroporto depois de despachada

UOL Notícias