IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

INSS terá 90 serviços por fone ou internet, e você não precisa ir a agência

Do UOL, em São Paulo

05/07/2019 04h00

A partir da próxima quarta-feira (10), 90 dos 96 serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão ser feitos sem sair de casa, por meio do aplicativo e site Meu INSS, ou pelo telefone 135, segundo o instituto.

Muitos serviços serão automatizados, sem necessidade de atendente. O INSS afirma que o objetivo é que o atendente seja acionado apenas nos casos mais complexos, para reduzir ou até eliminar o tempo de espera pelo atendimento.

O órgão já vinha automatizando seus serviços há meses. Em maio, recurso, revisão e cópia de processos passaram a ser feitos pelo Meu INSS. Depois, 23 serviços de manutenção foram digitalizados, como mudar de agência, cadastrar procuração ou solicitar pagamento não recebido.

No mês passado, outros 19 serviços também passaram a ser feitos a distância, incluindo pedido de aposentadorias, pensões e Certidão de Tempo de Contribuição.

"A concessão automática de benefícios também já é uma realidade no INSS. 80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição, por exemplo, são feitos pelo Meu INSS, automaticamente, possibilitando resposta ao segurado em até 24h", afirmou em junho o presidente do INSS, Renato Vieira

A partir da semana que vem, só estes serviços não terão opção de serem feitos pela internet ou telefone:

  • Perícia médica
  • Avaliação social
  • Vista ou carga de processos (consultas ao processo)
  • Realização de prova de vida
  • Devolução de documentos
  • Outros cumprimentos de exigências

Com os novos serviços a distância, em média 670 mil atendimentos por mês que antes eram feitos presencialmente poderão ser realizados pela internet e telefone.