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Unilever destaca ações positivas em aniversário de 90 anos de Brasil

Campanha pretende mostrar ações que causam impacto positivo na sociedade - Reprodução
Campanha pretende mostrar ações que causam impacto positivo na sociedade Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/07/2019 17h25Atualizada em 25/07/2019 18h36

A Unilever lançou, nesta semana, uma campanha para celebrar os 90 anos da empresa no Brasil. Com o conceito "Cada U faz o bem", a ação pretende mostrar os impactos positivos que a multinacional tem causado na sociedade, por meio de marcas como Dove, Omo, Seda, Knorr e Kibon.

"Pelo seu tamanho, a Unilever tem a obrigação de ir além do que apenas vender seus produtos", declarou Eduardo Campanella, vice-presidente de Marketing de Marca Corporativa da multinacional.

Segundo o executivo, a Unilever vende no Brasil, por dia, mais de 12 milhões de produtos. "É a hora de agradecermos ao consumidor por confiar nas escolhas que a gente faz", afirmou.

Campanha terá mais de 500 conteúdos

Além de um comercial institucional, que já está sendo veiculado em canais de TV aberta, a campanha também terá cerca de 500 "micro-conteúdos" para falar das 40 marcas da empresa no Brasil.

O filme, global, foi criado pela agência Ogilvy. A adaptação do comercial para o Brasil e a criação dos conteúdos locais levam assinatura da agência Fbiz.

O apresentador Marcos Mion é o embaixador da multinacional na campanha, junto com mais de 200 influenciadores. A ação vai até dezembro deste ano.

Segundo Campanella, a expectativa é envolver cada um dos consumidores da empresa. "Quando o conteúdo é relevante e genuíno, o consumidor tem interesse", declarou.

Veja o comercial que já está nas TVs:

As histórias também serão contadas nas embalagens dos produtos. A marca ainda vai realizar uma grande promoção, que dará carros e eletrodomésticos.

"É a maior campanha da história da Unilever no Brasil, que envolve publicidade, promoção e ações no ponto de venda. O objetivo é celebrar as coisas legais que a gente faz e envolver o consumidor também nessa celebração", diz Campanella.

Embalagens de resina reciclada

A Unilever estabeleceu a meta de ter, até 2025, ao menos 25% de resina reciclada em suas embalagens plásticas. Outro objetivo, segundo o executivo, é reduzir em um terço a utilização de plástico nas embalagens até ano que vem.

Marcas da empresa, como Omo, Love Beauty and Planet, Seda, Tresemmé e Dove, têm iniciativas próprias de reciclagem.

Omo, por exemplo, possui uma parceria com a startup Molécoola. Os consumidores que entregam suas embalagens em pontos de coleta específicos ganham pontos, que podem ser trocados por produtos ou créditos de serviço disponíveis no próprio local.

Lavanderias coletivas

Startups têm ganhado espaço dentro da Unilever. A cada ano, a companhia publica seus desafios estratégicos, em diversas áreas (como tecnologia e recursos humanos, por exemplo). Depois, recebe startups que "vendem" seus projetos.

"Este ano, quase 50 empresas vieram apresentar suas soluções, em diferentes temas", diz o executivo.

Uma das soluções que surgiu desta troca foi a de "lavanderias compartilhadas" em prédios residenciais, projeto posto em prática no mês passado.

Segundo a multinacional, 50% dos imóveis lançados nos últimos anos não têm espaço para lavanderias. Assim, a marca decidiu apostar na criação de áreas coletivas para lavagem de roupa.

No modelo de negócios, a marca fornece as máquinas de lavar e secar a roupa, além do sabão em pó e do amaciante, que ficam em refis anexos às lavadoras.

A ideia de Omo é chegar a 500 prédios em um ano. "Vemos um potencial de superar 8.000 em todo o país daqui 10 anos", diz Campanella.

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