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Procon questiona tamanho menor de novo Omo; Unilever diz que 'rende muito'

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Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/08/2019 15h58Atualizada em 14/08/2019 18h07

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, enviou uma notificação à Unilever Brasil pedindo esclarecimentos sobre um novo produto, o "Omo Lavagem Perfeita", que substituiu o "Omo Multiação". Comparando os dois produtos, houve redução no tamanho da embalagem. Enquanto o "Omo Multiação" era vendido em embalagens de 1 kg e 2 kg, o "Omo Lavagem Perfeita" está disponível nas versões 800 gramas e 1,6 kg, e a embalagem informa que o produto "rende muito".

Segundo o órgão, a empresa deve "comprovar informação contida na sua embalagem" que afirma que "800 gramas do produto equivalem a 1 kg, e o produto com 1,6 kg equivale a 2 kg".

O órgão também questionou:

  • se o produto "Omo Multiação" teve sua fabricação descontinuada;
  • se o "Omo Lavagem Perfeita" é um novo produto, com outra fórmula;
  • que resultado cada produto proporciona ao consumidor;
  • qual o preço sugerido para cada um.

Segundo a fundação, a notificação foi motivada "por manifestações de consumidores nas redes sociais e canais de atendimento do Procon-SP".

Empresa diz que produto é 'novo' e 'mais potente'

Em comunicado sobre a notificação do Procon, a Unilever disse que enviou as respostas ao órgão e afirmou que "entende que esse tipo de mudança possa gerar dúvida no consumidor".

A Unilever disse que iniciou a reformulação de toda a marca Omo em abril deste ano e que, depois de 24 anos, decidiu transformar a linha "Omo Multiação" em "Omo Lavagem Perfeita".

Ainda segundo a companhia, a "mudança de Omo não é uma redução de tamanho" porque "é um produto completamente novo e traz uma tecnologia inovadora". A empresa diz que "a nova fórmula ficou mais potente" e, assim, é preciso menos sabão para lavar a mesma quantidade de roupa.

A Unilever afirmou que "não aumentou o preço para os clientes", mas que a definição do preço final ao consumidor cabe ao varejista. A marca disse que "realizou diversas ações com o objetivo de comunicar esta mudança de forma clara e simples para os consumidores na televisão, no digital, em pontos de venda e, inclusive, na embalagem".

Campanha com Evaristo Costa

A mudança foi anunciada em campanha publicitária criada pela agência MullenLowe. Um dos destaques foi a participação do jornalista Evaristo Costa na ação:

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Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto informava incorretamente, no primeiro parágrafo, que uma das embalagens do novo "Omo Lavagem Perfeita" é de 1 kg. Na verdade, é de 1,6 kg. A informação foi corrigida.