Procon questiona tamanho menor de novo Omo; Unilever diz que 'rende muito'
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, enviou uma notificação à Unilever Brasil pedindo esclarecimentos sobre um novo produto, o "Omo Lavagem Perfeita", que substituiu o "Omo Multiação". Comparando os dois produtos, houve redução no tamanho da embalagem. Enquanto o "Omo Multiação" era vendido em embalagens de 1 kg e 2 kg, o "Omo Lavagem Perfeita" está disponível nas versões 800 gramas e 1,6 kg, e a embalagem informa que o produto "rende muito".
Segundo o órgão, a empresa deve "comprovar informação contida na sua embalagem" que afirma que "800 gramas do produto equivalem a 1 kg, e o produto com 1,6 kg equivale a 2 kg".
O órgão também questionou:
- se o produto "Omo Multiação" teve sua fabricação descontinuada;
- se o "Omo Lavagem Perfeita" é um novo produto, com outra fórmula;
- que resultado cada produto proporciona ao consumidor;
- qual o preço sugerido para cada um.
Segundo a fundação, a notificação foi motivada "por manifestações de consumidores nas redes sociais e canais de atendimento do Procon-SP".
Empresa diz que produto é 'novo' e 'mais potente'
Em comunicado sobre a notificação do Procon, a Unilever disse que enviou as respostas ao órgão e afirmou que "entende que esse tipo de mudança possa gerar dúvida no consumidor".
A Unilever disse que iniciou a reformulação de toda a marca Omo em abril deste ano e que, depois de 24 anos, decidiu transformar a linha "Omo Multiação" em "Omo Lavagem Perfeita".
Ainda segundo a companhia, a "mudança de Omo não é uma redução de tamanho" porque "é um produto completamente novo e traz uma tecnologia inovadora". A empresa diz que "a nova fórmula ficou mais potente" e, assim, é preciso menos sabão para lavar a mesma quantidade de roupa.
A Unilever afirmou que "não aumentou o preço para os clientes", mas que a definição do preço final ao consumidor cabe ao varejista. A marca disse que "realizou diversas ações com o objetivo de comunicar esta mudança de forma clara e simples para os consumidores na televisão, no digital, em pontos de venda e, inclusive, na embalagem".
Campanha com Evaristo Costa
A mudança foi anunciada em campanha publicitária criada pela agência MullenLowe. Um dos destaques foi a participação do jornalista Evaristo Costa na ação:
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