Estudo aponta Genomma e Hypera Pharma como os maiores anunciantes do país
Os maiores anunciantes do Brasil são os laboratórios Genomma e Hypera Pharma (ex-Hypermarcas), seguidos pela Unilever. Os dados são do levantamento Agências & Anunciantes 2019, publicado esta semana pelo Meio & Mensagem.
Em 2018, o Genomma Lab investiu R$ 1,11 bilhão em publicidade, um aumento de 36% comparado a 2017. A Hypera Pharma, líder do ranking de 2017, investiu 5% a menos no ano passado: R$ 970 milhões. Em terceiro lugar, a Unilever aumentou em 8% seus pagamentos em publicidade, com R$ 506 milhões investidos em 2018.
O Genomma Lab é uma multinacional fundada no México, com atuação em 19 países, especializada em produtos farmacêuticos e cosméticos. As marcas mais conhecidas da empresa são os sabonetes Asepxia e a linha de cuidado para a pele Cicatricure.
A Hypera Pharma tinha o nome de Hypermarcas até 2017. É uma empresa 100% nacional, dono de 50 marcas de produtos farmacêuticos e de beleza. Entre os mais conhecidos estão Benegrip, Doril, Engov e Gelol.
Confira o ranking dos dez maiores anunciantes do Brasil em 2018:
- Genomma Lab - R$ 1,11 bilhão
- Hypera Pharma - R$ 970 milhões
- Unilever - R$ 506 milhões
- Ultrafarma - R$ 457 milhões
- Via Varejo - R$ 452 milhões
- Ambev - R$ 446 milhões
- Divcom Pharma - R$ 437 milhões
- Claro - R$ 418 milhões
- Telefônica - R$ 398 milhões
- Caixa - R$ 378 milhões
Entre os 20 maiores anunciantes, o que mais cresceu entre 2017 e 2018 foi a B2W (dona das Lojas Americanas e Submarino), que aumentou em 65% seus investimentos em publicidade, com pagamentos que chegam aos R$ 259 milhões. Com isso, ganhou 17 posições, e agora está na 17ª posição do ranking de Meio & Mensagem.
A estimativa de investimento publicitário do estudo tem como base o cruzamento de dois estudos: o Monitor Evolution, da Kantar Ibope, e o Cenp-Meios, que consolida o faturamento de 78 das maiores agências de publicidade do país.
Maiores agências também são listadas
A lista também possui o ranking das agências que mais investiram em mídia em 2018. Em primeiro lugar ficou a Y&R, do Grupo WPP, que tem a Via Varejo (empresa dona das Casas Bahia e do Ponto Frio), Vivo e Grupo Petrópolis como seus principais clientes.
Confira a lista das cinco maiores agências e o investimento registrado de mídia de cada uma:
- Y&R (Grupo WPP) - R$ 1,3 bilhão
- My Agência (agência interna da Hypera Pharma) - R$ 970 milhões
- Ogilvy (Grupo WPP) - R$ 844 milhões
- Africa (Grupo Omnicom) - R$ 779 milhões
- Artplan (Grupo Artplan) - R$ 750 milhões
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.