IPCA
0.19 Jul.2019
Topo

Mídia e Marketing


Estudo aponta Genomma e Hypera Pharma como os maiores anunciantes do país

A linha Cicatricure, um dos principais produtos do Genomma Lab - Reprodução
A linha Cicatricure, um dos principais produtos do Genomma Lab Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/05/2019 17h46

Os maiores anunciantes do Brasil são os laboratórios Genomma e Hypera Pharma (ex-Hypermarcas), seguidos pela Unilever. Os dados são do levantamento Agências & Anunciantes 2019, publicado esta semana pelo Meio & Mensagem.

Em 2018, o Genomma Lab investiu R$ 1,11 bilhão em publicidade, um aumento de 36% comparado a 2017. A Hypera Pharma, líder do ranking de 2017, investiu 5% a menos no ano passado: R$ 970 milhões. Em terceiro lugar, a Unilever aumentou em 8% seus pagamentos em publicidade, com R$ 506 milhões investidos em 2018.

O Genomma Lab é uma multinacional fundada no México, com atuação em 19 países, especializada em produtos farmacêuticos e cosméticos. As marcas mais conhecidas da empresa são os sabonetes Asepxia e a linha de cuidado para a pele Cicatricure.

A Hypera Pharma tinha o nome de Hypermarcas até 2017. É uma empresa 100% nacional, dono de 50 marcas de produtos farmacêuticos e de beleza. Entre os mais conhecidos estão Benegrip, Doril, Engov e Gelol.

Confira o ranking dos dez maiores anunciantes do Brasil em 2018:

  1. Genomma Lab - R$ 1,11 bilhão
  2. Hypera Pharma - R$ 970 milhões
  3. Unilever - R$ 506 milhões
  4. Ultrafarma - R$ 457 milhões
  5. Via Varejo - R$ 452 milhões
  6. Ambev - R$ 446 milhões
  7. Divcom Pharma - R$ 437 milhões
  8. Claro - R$ 418 milhões
  9. Telefônica - R$ 398 milhões
  10. Caixa - R$ 378 milhões

Entre os 20 maiores anunciantes, o que mais cresceu entre 2017 e 2018 foi a B2W (dona das Lojas Americanas e Submarino), que aumentou em 65% seus investimentos em publicidade, com pagamentos que chegam aos R$ 259 milhões. Com isso, ganhou 17 posições, e agora está na 17ª posição do ranking de Meio & Mensagem.

A estimativa de investimento publicitário do estudo tem como base o cruzamento de dois estudos: o Monitor Evolution, da Kantar Ibope, e o Cenp-Meios, que consolida o faturamento de 78 das maiores agências de publicidade do país.

Maiores agências também são listadas

A lista também possui o ranking das agências que mais investiram em mídia em 2018. Em primeiro lugar ficou a Y&R, do Grupo WPP, que tem a Via Varejo (empresa dona das Casas Bahia e do Ponto Frio), Vivo e Grupo Petrópolis como seus principais clientes.

Confira a lista das cinco maiores agências e o investimento registrado de mídia de cada uma:

  1. Y&R (Grupo WPP) - R$ 1,3 bilhão
  2. My Agência (agência interna da Hypera Pharma) - R$ 970 milhões
  3. Ogilvy (Grupo WPP) - R$ 844 milhões
  4. Africa (Grupo Omnicom) - R$ 779 milhões
  5. Artplan (Grupo Artplan) - R$ 750 milhões

Realidade combinada e carro inteligente: o mundo dos Jetsons

UOL Notícias

Mais Mídia e Marketing