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Estudo aponta Itaú, Bradesco e Skol como as marcas mais valiosas do Brasil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/08/2019 16h01

Um ranking da consultoria Interbrand apontou Itaú, Bradesco e Skol como as marcas mais valiosas do Brasil em 2019. As três primeiras são as mesmas do ranking do ano passado.

Segundo o estudo, a marca Itaú tem valor de mercado de R$ 33,541 bilhões, com um crescimento de 13% se comparado a 2018. O Bradesco, por sua vez, tem valor de R$ 24,859 bilhões, 10% a mais do que ano passado. A Skol, terceira colocada, tem valor de R$ 17,206 bilhões, 1% maior do que 2018.

Das 25 marcas do ranking (veja a dez primeiras colocadas abaixo), quatro delas tiveram crescimento em comparação a 2018: Magazine Luiza, que cresceu 46%, CVC e Localiza, ambas com 21%, e Assaí, com 20% de crescimento.

Segundo a Interbrand, as marcas que tiveram mais sucesso este ano foram as que "conseguiram conectar experiências relevantes com propósitos inspiradores para seus consumidores".

"A marca de maior crescimento e a marca mais valiosa do ano são dois excelentes exemplos da boa coordenação de gerar relevância e causa, o que leva a um nirvana da marca no engajamento, defesa e valor sustentável", declarou Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil.

Confira o ranking da dez marcas mais valiosas do Brasil (e a variação no valor de cada uma, se comparado ao ano anterior):

  1. Itaú - R$ 33,541 bilhões (+13%)
  2. Bradesco - R$ 24,859 bilhões (+10%)
  3. Skol - R$ 17,206 bilhões (+1%)
  4. Brahma - R$ 11,412 bilhões (+1%)
  5. Banco do Brasil - R$ 10,922 bilhões (+8%)
  6. Natura - R$ 8,389 bilhões (+12%)
  7. Antarctica - R$ 3,878 bilhões (-4%)
  8. Petrobras - R$ 3,162 bilhões (+3%)
  9. Vivo - R$ 2,536 bilhões (+10%)
  10. Renner - R$ 1,531 bilhão (+10%)

O ranking da Interbrand existe desde 2001 e é produzido a partir de uma metodologia criada em parceria com a London Business School.

Nela, são analisados estudo sobre a performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores. Além disso, é realizada uma pesquisa com mil entrevistados, que dão suas impressões positivas e negativas sobre cerca de cem marcas, em diversos segmentos.

Para uma marca estar na lista das mais valiosas do Brasil, ela precisa ter origem nacional e divulgar suas informações financeiras.