IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Planos de saúde têm o menor número de clientes desde março de 2012

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

09/09/2019 14h28

As operadoras de planos de saúde perderam 133 mil clientes entre julho de 2018 e julho de 2019. Com essa queda, as empresas somaram 47 milhões de clientes em todo o país ao fim do primeiro semestre do ano, atingindo o menor nível de usuários desde março de 2012.

Os dados fazem parte da Nota de Acompanhamento de Beneficiários, divulgada hoje pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar).

Embora o número total de clientes tenha caído, houve aumento de 2,2% na quantidade de vínculos com pessoas de 59 anos ou mais, o que equivale a 147,3 mil novos contratos.

"O setor está patinando, mas não há uma indicação de que devemos iniciar um período de retração no total de beneficiários como aconteceu a partir de dezembro de 2014", disse o superintendente executivo do IESS, José Cechin.

"A saúde suplementar, assim como a economia de forma geral, vem ensaiando um processo de recuperação que está demorando mais para engatar do que os analistas de mercado previam. No momento, há mais indícios de que essa ligeira variação negativa seja um soluço do que uma inversão de expectativas", declarou Cechin.