Mais informação com menos tempo de leitura
IPCA
-0.04 Set.2019
Topo

Beneficiários do BPC podem pedir desconto na conta de luz; saiba como

Pedro França/Agência Senado
Imagem: Pedro França/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

23/09/2019 12h04Atualizada em 23/09/2019 15h44

Mais de 4,6 milhões de pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) do INSS têm direito a desconto na conta de luz. Boa parte dessas pessoas, no entanto, desconhece o benefício pago a idosos e deficientes pobres.

A redução no valor da fatura pode chegar a 65% e é garantida pela Tarifa Social de Energia Elétrica. Hoje, apenas 383 mil solicitaram a dedução, segundo dados da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, atrelada ao Ministério da Cidadania.

Como solicitar o benefício

Para solicitar o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica, o beneficiário do BPC ou alguma pessoa da família deve procurar um posto de atendimento da companhia de energia elétrica da região.

Para isso, é preciso ter em mãos o cartão do BPC, um documento de identificação (CPF ou RG) e a última conta de luz.

Os documentos serão analisados pela companhia elétrica. O BPC deve estar ativo e o beneficiário ser um cliente residencial.

A percentual de desconto na conta de luz varia de acordo com o consumo mensal de cada família: 65% para até 30 kWh, 40% para consumo entre 31 kWh e 100 kWh e 10% para um consumo até 220kWh.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que informou o segundo parágrafo, o nome correto é Ministério da Cidadania, e não Ministério do Desenvolvimento Social. A informação foi corrigida.
Diferentemente do que informou o título, todos os beneficiários do BPC podem pedir o desconto na conta de luz, e não apenas aqueles maiores de 65 anos.

Mais Economia