IPCA
-0.04 Set.2019
Topo

Mídia e Marketing


Com história real e ação em novela, Itaú lança novo kit de livros infantis

Reprodução
Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/10/2019 09h07Atualizada em 08/10/2019 10h43

Resumo da notícia

  • Banco vai distribuir 3,6 milhões de livros infantis, nesta que é a nona edição do projeto "Leia para uma criança"
  • Serão 1,8 milhões de kits, com os livros "Leo e a Baleia", de Benji Davies, e "O Tupi que Você Fala", de Cláudio Fragata
  • Comercial deste ano conta a história do jovem Thompson Vitor, que estuda Química, na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos
  • Ação de divulgação contará com merchandising na Rede Globo, durante a novela "Bom Sucesso"

O Itaú Unibanco lançou a nona edição do seu programa "Leia para uma criança", projeto que busca incentivar a leitura. A empresa pretende distribuir 1,8 milhão de kits com dois livros cada.

Neste ano, o projeto conta com edições exclusivas de "Leo e a Baleia", de Benji Davies, e "O Tupi que Você Fala", de Cláudio Fragata. Mesmo quem não é cliente do banco pode pedir seu kit no site da instituição. Segundo o banco, desde que começou o projeto, em 2010, já foram entregues mais de 54 milhões de livros impressos.

Comercial conta história real

Ao contrário dos últimos anos, quando histórias fictícias foram exibidas na ação de comunicação do projeto, a campanha publicitária deste ano conta a história real do jovem Thompson Vitor.

Aprovado em 1º lugar no exame do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em 2015, o comercial mostra a trajetória de Thompson, morador da zona leste de Natal (RN) e que hoje cursa a faculdade de Química na Universidade de Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos.

Sua mãe, Rosângela Marinho, trabalhou por muitos anos como catadora de lixo. Enquanto buscava os materiais que ajudavam no sustento familiar, também procurava diariamente por livros para ler as histórias para os filhos.

Para mostrar a história, a agência DPZ&T criou dois comerciais —um do ponto de vista de um adulto e outro que segue a visão de uma criança:

Ação de merchandising na novela "Bom Sucesso"

O projeto também terá uma ação especial de merchandising dentro da novela "Bom Sucesso", da Rede Globo.

No capítulo da próxima quinta-feira (10), a personagem Paloma (vivida pela atriz Grazi Massafera) será impactada pelo comercial que conta a história de Thompson —ao mesmo tempo em que os telespectadores assistem à propaganda, no intervalo normal do folhetim.

Ao retornar do comercial, a personagem destacará o quanto ficou "encantada" com a história do menino. Com isso, pensará na possibilidade de promover uma palestra de Thompson na escola de seu bairro.

A ideia é o gancho para uma nova ação, que irá ao ar no capítulo da sexta-feira (11). No dia, ele enviará um vídeo com uma mensagem, contando aos alunos o quanto a leitura é essencial para o desenvolvimento das crianças.

"A leitura feita pelo adulto com a criança é um poderoso instrumento para a aproximação da família com a literatura. O livro funciona como mediador dessa relação. É por meio dele que esse momento tão especial acontece, contribuindo para o desenvolvimento de inúmeras habilidades, do vocabulário, ao imaginário e à criatividade", declara Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social.

Mais Mídia e Marketing