Como o KFC mudou o nome de um produto para aumentar as vendas
Resumo da notícia
- Rede alterou nome do produto "Frango Original" para "Receita Secreta"
- Mudança começou em 2016, no Brasil, e agora será adotada em todos os restaurantes franqueados da marca
- O ano de 2019 foi o de maior investimentos em marketing da empresa no país
O KFC viu suas vendas aumentarem depois de uma "simples" mudança: alterou o nome do produto "Frango Original" para "Receita Secreta". A alteração começou no final de 2016, no Brasil, e este ano foi anunciada para todos os restaurantes franqueados da rede pelo mundo.
Depois de três anos consecutivos de diferentes ações no Brasil, os restaurantes de México, Peru e Porto Rico, que adotaram o novo nome também fizeram promoções para o público. Por aqui, a venda do produto aumentou entre 25% e 40%, dependendo da loja.
"A troca aconteceu depois de aprofundarmos pesquisas de marca com os clientes. A 'receita secreta' apresentou um apelo maior ao consumidor", afirma Juliana Pisani, diretora de marketing da rede.
A mudança partiu de uma sugestão da The Heart, agência de publicidade da marca. "Uma mudança assim não é simples. Mas fez tanto sucesso que a ação foi repetida fora do Brasil. Acreditamos que esse é o novo papel da comunicação: estar próximos das decisões que mudam o rumo dos clientes", diz Valmir Leite, sócio da agência.
O ano de 2019 foi o de maior investimentos em marketing da marca no país. Além de patrocinar o campeonato paulista de futebol, o KFC também investiu em campanhas de televisão, novidade até então.
No Brasil, a rede possui mais de 60 restaurantes, sendo 20 deles próprios. No mundo, são mais de 22 mil lojas em 135 países. A rede projeta um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão em 500 restaurantes nos próximos 10 anos no país.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.