IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Como o KFC mudou o nome de um produto para aumentar as vendas

Reprodução
Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/12/2019 15h33

Resumo da notícia

  • Rede alterou nome do produto "Frango Original" para "Receita Secreta"
  • Mudança começou em 2016, no Brasil, e agora será adotada em todos os restaurantes franqueados da marca
  • O ano de 2019 foi o de maior investimentos em marketing da empresa no país

O KFC viu suas vendas aumentarem depois de uma "simples" mudança: alterou o nome do produto "Frango Original" para "Receita Secreta". A alteração começou no final de 2016, no Brasil, e este ano foi anunciada para todos os restaurantes franqueados da rede pelo mundo.

Depois de três anos consecutivos de diferentes ações no Brasil, os restaurantes de México, Peru e Porto Rico, que adotaram o novo nome também fizeram promoções para o público. Por aqui, a venda do produto aumentou entre 25% e 40%, dependendo da loja.

"A troca aconteceu depois de aprofundarmos pesquisas de marca com os clientes. A 'receita secreta' apresentou um apelo maior ao consumidor", afirma Juliana Pisani, diretora de marketing da rede.

A mudança partiu de uma sugestão da The Heart, agência de publicidade da marca. "Uma mudança assim não é simples. Mas fez tanto sucesso que a ação foi repetida fora do Brasil. Acreditamos que esse é o novo papel da comunicação: estar próximos das decisões que mudam o rumo dos clientes", diz Valmir Leite, sócio da agência.

O ano de 2019 foi o de maior investimentos em marketing da marca no país. Além de patrocinar o campeonato paulista de futebol, o KFC também investiu em campanhas de televisão, novidade até então.

No Brasil, a rede possui mais de 60 restaurantes, sendo 20 deles próprios. No mundo, são mais de 22 mil lojas em 135 países. A rede projeta um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão em 500 restaurantes nos próximos 10 anos no país.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.