PUBLICIDADE
IPCA
0,36 Jul.2020
Topo

Presidente da Caixa diz que banco teve maior lucro da história em 2019

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasíia

02/01/2020 13h21

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou hoje que o banco encerrou 2019 com o maior lucro de sua história, e que o resultado foi alcançado mesmo após a política de redução dos juros cobrados dos clientes.

Segundo Guimarães, o valor final do resultado do banco ainda não terminou de ser apurado e só será divulgado em fevereiro.

"Nossa preocupação não é só prestar um serviço de qualidade, que é fundamental, mas reduzir as taxas para as pessoas em geral, e nós terminamos 2019, mas só anunciamos em fevereiro, com um resultado recorde em termos de lucro", disse Guimarães.

"Não posso colocar o número, até porque o número não fechou, mas será o maior lucro da história da Caixa. Então a gente mostra matematicamente que pode reduzir os juros e pode ser lucrativo ao mesmo tempo", afirmou o dirigente. O presidente da Caixa conversou com jornalistas após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Palácio do Planalto.

Segundo Guimarães, a Caixa ganhou mais de 1 milhão de clientes nos últimos seis meses, quando começou a política de redução nos juros a partir dos cortes promovidos pelo Banco Central na taxa básica de juros do país, a taxa Selic.

A Caixa deverá continuar repassando futuros cortes da Selic aos clientes, disse o presidente do banco.

"Qualquer redução no Banco Central implica em redução tanto no cheque especial, quanto no rotativo do cartão, no CDC e no crédito imobiliário", afirmou o executivo.

"Por que? Porque o crédito, o custo de financiamento, que a gente chama o custo de funding do banco, ele depende da Selic. Ou seja, quanto menor a taxa Selic, menor o custo de funding do banco e, por consequência, nós na Caixa Econômica Federal, vamos repassar parte disso para os clientes, para a sociedade, porque isso é uma política que nós estamos fazendo e já ganhamos mais de 1 milhão de clientes nesses últimos seis meses, desde que nós começamos a reduzir os juros", disse Guimarães.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Cadastro positivo gera dúvidas em consumidores

Band News