Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Fórum Econômico levou blogueiros, como Nathalia Arcuri, para ficar mais pop

Filipe Andretta

Do UOL, em São Paulo

25/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Ela foi a única youtuber brasileira convidada para ir a Davos, na Suíça
  • Inciativa tem apoio do YouTube, com o objetivo de atrair a atenção de jovens para o evento
  • 'Me Poupe!', canal de finanças pessoais parceiro do UOL, tem 4,47 milhões de inscritos, livro e reality show

Em Davos, na Suíça, a cor do crachá define a relevância de quem vai ao Fórum Econômico Mundial. Credencial branca com listra azul, a mais importante, é exclusiva para "participantes de alto nível" —costuma frequentar o pescoço de chefes de Estado, executivos de multinacionais ou gente que paga caro (mais de R$ 250 mil por ano) para se associar à organização.

Neste ano, um desses crachás ficou com Nathalia Arcuri, fundadora do canal de finanças pessoais "Me Poupe!", parceiro do UOL. Descrita no site do Fórum como "uma das mais influentes mulheres da internet brasileira", ela foi convidada a participar da 50ª edição do evento que conecta lideranças da economia mundial. O evento sisudo normalmente tem cobertura jornalística de veículos tradicionais. O objetivo de levar blogueiros foi fazer o evento se tornar mais popular.

Fórum tenta atrair jovens

A jornalista Nathalia Arcuri fundou o "Me Poupe!" em 2015. O canal voltado para educação financeira tem hoje 4,47 milhões de inscritos no YouTube, com 222 milhões de visualizações.

O sucesso do projeto a colocou entre os cinco youtubers do mundo convidados para ir a Davos. Todos produzem conteúdo considerado de impacto social, mas ela é a única que se dedica à educação financeira. Juntos, os influenciadores passam de 50 milhões de seguidores.

A proposta é uma parceria do YouTube com o Fórum Econômico Mundial, com o objetivo de atrair a atenção dos jovens. Com a credencial branca, os convidados inusitados puderam circular por todos os painéis nos quatro dias de evento e tiveram acesso a confraternizações exclusivas.

Temos um tratamento diferente da mídia convencional, porque é como se a gente também fosse atração.
Nathalia Arcuri

90% do público do canal desconhece o Fórum Econômico

Durante os dias em que ficou em Davos, fez algumas lives (transmissões ao vivo pela internet). Ela procurou entrar no clima político do evento, que neste ano teve foco em sustentabilidade.

Falou sobre profissões do futuro, empregos ameaçados por robôs e como enriquecer sem peso na consciência. Na avaliação de Nathalia Arcuri, os vídeos serviram para introduzir os "me-poupeiros" (como chama seus seguidores) a alguns assuntos debatidos em Davos.

Fiquei bem assustada quando fizemos pesquisa no 'Me Poupe!' e descobrimos que 90% das pessoas que seguem esse canal não sabiam que o Fórum existe ou o que é discutido aqui

Encontros com "poderosos" e mais convites

Nathalia entrevistou em Davos o ministro Paulo Guedes (Economia), principal representante do governo brasileiro no encontro. Ela preferiu não revelar detalhes do material que deve ser divulgado em breve.

A digital influencer disse que teve a oportunidade de se encontrar com Susan Wojcicki, diretora executiva do YouTube, no mesmo evento em que estava Tony Blair, ex-primeiro ministro do Reino Unido. Afirmou também que foi convidada para participar de um painel da ONU.

R$ 120 por um almoço com bife, salada e sopa

Especialista em finanças pessoais, Nathalia está sempre atenta ao preço das coisas e ficou chocada com o que viu na Suíça. "Se converter, saiu R$ 120 para comer bife, salada e sopa de tomate em um bandejão."

Como convidada do Fórum, ela não precisou pagar, mas se sentiu desconfortável. "Mesmo o dinheiro não sendo meu, tenho dó."

Youtuber, best seller e apresentadora

Prestes a completar 35 anos, Nathalia Arcuri (ou apenas Nath) faz sucesso para além da internet. Lançou em 2018 um livro que segue entre os 50 mais vendidos no Brasil pela Amazon e estreou um reality show na Band —tudo voltado para finanças pessoais, com a marca "Me Poupe!".

Nathalia comanda ainda a "Jornada da Desfudência", curso online para quem quer aprender a investir, controlar gastos e sair do miserê.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.