IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Airbus apresenta modelos de aeronaves sem divisão de corpo e asas

Modelos de aviões Airbus e exibição no Singapura Air Show 2020 - Roslan Rahman/AFP
Modelos de aviões Airbus e exibição no Singapura Air Show 2020 Imagem: Roslan Rahman/AFP

Do UOL, em São Paulo

11/02/2020 14h27

Depois de uma série de testes secretos, a Airbus mostrou hoje alguns modelos futurísticos de aeronaves comerciais, incluindo o modelo que traz fuselagem e asas combinados. Essa mudança no design promete economizar até 20% do combustível. Os modelos foram apresentados hoje no Singapura Air Show 2020.

O avião com fuselagem e asa combinados é chamado de Maveric. Testes estavam sendo realizados oficialmente desde junho de 2019, mas o projeto teve início em 2017.

De acordo com a Airbus, além da economia no combustível, o modelo oferece mais espaços na cabine e muitas possibilidades de design e também menos ruído ao passageiro, devido ao motor "blindado" do avião.

"Testando aeronaves disruptivas, a Airbus pode aumentar seu potencial como produtos viáveis no futuro", diz Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo da Airbus.

A empresa seguirá com os testes ao longo de 2020 e ainda não há um cronograma específico para a entrada em serviço.

Dumont afirma que os novos modelos podem ser "fundamentais para provocar mudanças na arquitetura de aeronaves comerciais e promover um futuro ambientalmente sustentável para a indústria da aviação".