Ricardo Marques, sócio da RoiX: a lei de dados é o futuro da propaganda
Ricardo Marques, investidor-anjo e sócio da RoiX, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing, publicado nesta semana.
No papo, Marques conta sobre a criação da Elemidia, fala sobre seus investimentos em startups de comunicação e comenta sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entra em vigor no país em agosto deste ano.
"Vivo a experiência da criação da Elemidia até hoje. A ideia, no começo, era levar as telas do aeroporto para os prédios comerciais. Criamos a empresa do zero. A ideia era ter um entretenimento e conteúdo relevante para uma pessoa que estava num ambiente de espera forçada (o elevador). Começamos com 3 telas. Em 2012, saí da empresa com a venda para a Editora Abril", declara o executivo (no vídeo acima, o trecho está a partir dos 4:20).
Atualmente, a Elemidia (que acaba de ser vendida para a Eletromidia, movimento que criou a maior empresa de mídia exterior do país) possui mais de 21 mil telas.
Ricardo foi um dos responsáveis pela vinda da Vevo, plataforma de vídeos de música, para o Brasil. Também abriu, ao lado empresário Marcus Buaiz e do ex-atleta Ronaldo Nazário, a Spark, de mídia de influência. O executivo ainda participou da fundação da Mynd, uma das primeiras agências de negociação de artistas para campanhas publicitárias (a partir de 17:08).
Em uma das suas outras negociações, ao oferecer um negócio para Raphael Klein, neto do fundador das Casas Bahia e ex-CEO da Via Varejo, Marques acabou se tornando sócio da Roix, empresa de mídia programática e proteção de dados —e que foi adquirida, no mês passado, pela empresa norte-americana Global Data Bank (a partir de 29:21).
"A lei geral de dados vai ajudar a organizar a internet. Essa invasão de hoje é chata. Todos os dados serão protegidos. É o início do futuro da propaganda. Mas duvido que os celulares deixem de nos escutar", diz o executivo (a partir de 42:30).
Uma das startups de Marques é a Carenet, uma integradora de dados de saúde móvel no Brasil. A empresa tem um software que lê todos os aparelhos de pontos vitais das pessoas que estão nas UTIs nos hospitais. As informações vão para enfermeiros e médicos em tempo real, inclusive nos celulares.
Ricardo acredita que o atual momento dos negócios, onde empresas como Bradesco, Carrefour, Nestlé e Itaú, por exemplo, estão investindo em hubs de startups, é fantástico. "Grandes empresas estão absorvendo a cultura das menores. Eles descobrem que os processos que demorariam 20 dias podem demorar 3", declara (a partir de 35:52).
O podcast Mídia e Marketing do UOL, com foco em propaganda e criatividade, tem conversas com comandantes de agências, vice-presidentes e diretores de marketing de anunciantes, diretores de criação, empreendedores e executivos de start-ups. Os programas são publicados todas às terças-feiras.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.
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