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Governo recomenda a aéreas remarcar passagens sem custo; o que elas dizem?

Sinenkiy/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Sinenkiy/Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

16/03/2020 17h53Atualizada em 19/03/2020 16h23

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão federal ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, recomendou no último sábado (14) que os brasileiros possam remarcar, sem custos adicionais, viagens turísticas previstas para os próximos 60 dias, devido à pandemia de coronavírus.

A remarcação é recomendada para passagens, hospedagens e pacotes adquiridos junto a empresas que fazem negócios no país, segundo a nota oficial. O UOL questionou as companhias aéreas Azul, Gol e Latam sobre quais seriam as medidas adotadas, diante da recomendação. Veja o que elas disseram.

Azul

A companhia disse, em nota, que "está disponibilizando opções de remarcação de voos com origem ou destino em Lisboa ou Porto, América do Sul e Estados Unidos". Segundo a empresa, "a medida vale para clientes com passagens adquiridas para voos em março".

As opções são:

  • Alteração da viagem, sem custo adicional, podendo adiar o voo para até 30 de junho de 2020;
  • Cancelamento da viagem, deixando o valor como crédito para outros voos com a Azul, sem a aplicação de taxas por esse cancelamento

Além disso, a Azul informa que está disponibilizando a opção de reembolso integral da passagem para clientes com conexão em Lisboa ou Porto e que têm como destino ou origem a Itália.

Clientes com voos domésticos da Azul até 31 de maio de 2020 também podem:

  • Alterar a viagem, sem taxas, mas com a cobrança da diferença tarifária, podendo mudar o voo para até 31 de maio de 2020;
  • Cancelar a viagem, deixando o valor como crédito para outros voos com a Azul, sem a aplicação de taxas por esse cancelamento;
  • Solicitar o reembolso da passagem de acordo com as taxas.

Gol

A Gol afirmou que "está em contato com todos os clientes afetados para remanejar suas viagens, sem custos adicionais". De acordo com a empresa, as orientações para voos nacionais e internacionais marcados para até 14 de maio de 2020, são:

  • Cancelamento e crédito: o cliente poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra;
  • Remarcação: poderá remarcar a viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, apenas a diferença entre as tarifas, se houver;
  • Cancelamento e reembolso: se optar por cancelar viagens e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.

Caso o cliente queira comprar uma passagem, essas políticas de cancelamento e remarcação serão aplicadas para voos até 14 de maio de 2020.

Latam

A Latam afirmou que "está oferecendo flexibilidade aos seus passageiros para reprogramarem seus voos conforme as políticas comerciais especiais disponíveis no seguinte link".

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