PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

População quer que marcas sejam úteis no combate ao coronavírus, diz estudo

DANILO M YOSHIOKA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: DANILO M YOSHIOKA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/03/2020 17h18

Com a pandemia de coronavírus se espalhando pelo Brasil, a população espera que as empresas sejam úteis na nova vida cotidiana e que elas informem quais estão sendo seus esforços para enfrentar a situação.

Estes foram dois dos principais resultados da pesquisa Barômetro Global Covid-19, realizada pela Kantar com 500 brasileiros, entre os dias 13 e 16 de março de 2020. O estudo foi feito em 30 mercados pelo mundo, com mais de 25 mil consumidores. Entre os temas abordados estão as atitudes dos consumidores, hábitos de mídia e viagens, impacto nos comportamentos de compra e as expectativas em relação às marcas.

A pesquisa aponta que 88% dos entrevistados concordam completamente que as marcas devem comunicar seus esforços para enfrentar a situação. Para 86% dos respondentes, as marcas devem falar sobre como poderão ser úteis na crise. 80% afirmaram que as empresas não devem explorar as situações de risco para promoverem suas marcas.

Os brasileiros também esperam as marcas sirvam de exemplo e guiem a mudança (25%), sejam práticas e realistas e ajudem consumidores no dia a dia (21%), ataquem a crise e demonstrem que ela pode ser derrotada (20%) e usem seu conteúdo para explicar e informar (18%).

"Por ser um momento sensível, mensagens podem ser mal interpretadas. Toda e qualquer decisão deve ser pautada no uso de dados e informações para que os resultados sejam os mais benéficos possíveis. Campanhas criativas, por exemplo, podem estimular o sentimento errado", declara Valkiria Garre, CEO de Insights na Kantar Brasil.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.

Mídia e Marketing