IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mesmo com reabertura, Dia dos Namorados terá queda de 20% nas vendas em SP

11.jun.2020 - Movimentação de veículos e pessoas em uma das ruas de comécio da região da 25 de Março - SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
11.jun.2020 - Movimentação de veículos e pessoas em uma das ruas de comécio da região da 25 de Março Imagem: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

11/06/2020 15h41

Com a reabertura do comércio em algumas regiões do estado de São Paulo, a FecomercioSP atualizou as estimativas de vendas para o mês de junho. No entanto, a expectativa ainda é de queda, de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a FecomercioSP, o motivo da diminuição é que as famílias tiveram suas rendas reduzidas devido à alta do desemprego e do endividamento, com a intenção de consumo encolhida e focada apenas em produtos essenciais, como alimentos e remédios. Assim, não deve haver tanta procura para presentes no Dia dos Namorados, e o prejuízo pode ultrapassar R$ 11 bilhões.

Já no primeiro semestre de 2020, o recuo deve ser de aproximadamente 11%, consequência do fechamento de parte do comércio não essencial no período de quarentena nos meses de março, abril e maio.

O segmento de vestuário, que costuma apresentar altas em junho em virtude da compra de presentes para os namorados, tende a um recuo de 44% nas vendas e prejuízo de até R$ 2,2 bilhões. No acumulado do ano, a queda deve ser de 28%, refletindo também a baixa nas vendas no Dia das Mães.

Para a Federação, com a retomada gradual e faseada, respeitando as condições regionais, a recuperação deverá se dar de forma muito lenta, em que a grande parte do varejo não está operando de forma plena ao longo do mês, limitando, portanto, as vendas no Dia Dos Namorados.