IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

MPT vai investigar bancos por não repassarem crédito a pequenas empresas

Dinheiro do governo para ajudar pequenos negócios durante pandemia não estaria sendo repassado pelos bancos, segundo MPT - Getty Images
Dinheiro do governo para ajudar pequenos negócios durante pandemia não estaria sendo repassado pelos bancos, segundo MPT Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/06/2020 12h44Atualizada em 12/06/2020 16h15

O MPT (Ministério Público do Trabalho) instaurou inquérito civil para investigar a conduta dos maiores bancos comerciais do país na concessão de linhas de crédito público para micro e pequenas empresas durante o período da pandemia do coronavírus.

Serão investigados, inicialmente, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander.

O inquérito vai apurar denúncia publicada pelo site "The Intercept", que afirma que grandes instituições bancárias não estariam repassando aos empresários o crédito de R$ 40 bilhões disponibilizado pelo governo federal.

A linha de crédito, criada para financiar a folha de pagamento de pequenas empresas, está na Medida Provisória nº 944 e faz parte do Programa Emergencial de Suporte a Empregos, anunciado no fim de março de 2020.

Segundo o MPT, apenas um pequeno percentual do valor previsto teria sido, efetivamente, disponibilizado pelos bancos, sendo que a maioria dos financiamentos teriam sido direcionados às grandes empresas, que não estão contempladas pelas medidas editadas pelo governo.

Resposta dos bancos

Em nota, o Itaú Unibanco informou que "Desde a edição da Medida Provisória" "vem disponibilizando aos seus clientes elegíveis o financiamento de forma ágil e desburocratizada. O banco atendeu a cerca de 90% das solicitações recebidas e com isso liberou mais de R$ 1,2 bilhão, beneficiando quase um milhão de pessoas".