Gafanhoto três vezes maior do que o normal faz Argentina emitir alerta
O Senasa (Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina) decretou alerta fitossanitário ontem por conta da incidência de uma nova espécie de gafanhoto, que é quase três vezes maior do que as que normalmente circulam pelo país.
Mais conhecida popularmente como tucura quebrachera, o nome científico da praga é Tropidacris collaris. O alerta vai até 31 de março de 2021 e tem como principal objetivo implementar medidas, junto aos produtores, para diminuir o impacto dos insetos.
De acordo com o Senasa, os tucuras são insetos que "comem muito, alimentando-se de quase todas as plantas, incluindo plantações, pastagens e flora nativa".
Por causa disso, os especialistas apontam que eles "podem afetar a atividade agropecuária de forma direta e a pecuária de forma indireta, pois reduz a disponibilidade de recursos forrageiros".
A praga vem avançando nas províncias de Santa Fé, Entre Ríos, San Luis e em Pergamino, Buenos Aires. Já nas províncias de Córdoba, Santiago del Estero, Santa Fé, Catamarca, Chaco e Salta houve aumento populacional.
Os insetos já causaram danos às lavouras de soja, milho, algodão e sorgo, além de matas nativas e pastagens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.