Governo Federal suspende licitação para contratar agências de publicidade
A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações) informou hoje (26) que suspendeu o processo de licitação que contrataria agências de publicidade para atender o Governo Federal.
Segundo o órgão, o objetivo é "aprimorar o edital" de contratação das agências. A Secretaria afirma tomou a decisão depois de "ouvir questionamentos de entidades representativas do setor para realizar uma melhor avaliação técnica" e "aprimorar o edital".
A verba definida pelo edital seria de R$ 270 milhões. O edital de licitação, publicado em 8 de agosto, previa concorrência pública no modelo "Melhor Técnica" e tinha como objetivo a contratação de três agências para prestar uma série de serviços de propagando do governo por um ano, podendo ser prorrogado continuamente em um prazo máximo de cinco anos.
Atualmente, a Secom é atendida pelas agências: Artplan, Calia e NBS, que tiveram seu contrato renovado em agosto do ano passado, por 12 meses.
Para a ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), a decisão é positiva. "Acreditamos que os investimentos de órgãos públicos em comunicação devem sempre ser conduzidos em diálogo com a sociedade e observando de forma transparente as normativas que regem a atividade. A troca de informações e o diálogo democrático com o setor produtivo são fundamentais para o fortalecimento de um mercado publicitário ético e sustentável", afirmou a entidade, em nota.
A Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), que representa milhares de agências de todo Brasil, também apoia a decisão. "É muito positiva a sinalização da Secom no sentido de buscar aprimorar este edital, pois há distorções hoje em alguns aspectos da publicidade na internet, que precisam ser avaliadas", declarou Dudu Godoy, vice-presidente executivo da federação.
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