Fundador da Duty Free doa toda a sua fortuna; mais de 8 bilhões de dólares
O bilionário Charles "Chuck" Feeney, de 89 anos, cumpriu um sonho inusitado: doou, ainda em vida, 8 bilhões de dólares (cerca de R$ 42 bilhões, segundo a cotação do dia). O valor corresponde a toda a sua fortuna. Na tarde desta segunda-feira, ele encerrou a fundação filantrópica por onde realizava os donativos.
Fundador da Duty Free, lojas conhecidas como free shops e localizadas em aeroportos, Feeney relatou à Forbes ter reservado cerca de 2 milhões de dólares (o equivalente a R$ 10,5 milhões) para suprir as necessidades de sua aposentadoria e a de sua esposa.
De acordo com a publicação, as doações representam mais que 375.000% de seu patrimônio atual, e foram feitas ao longo de 40 anos. Feeney, segundo a revista, realizava as ações filantrópicas de forma anônima, buscando o mínimo de visibilidade possível. Ele e a mulher integram um movimento chamado Giving While Living (na tradução: Doando enquanto Vivendo).
"Sinto-me bem por ter, sob o meu comando, concluído essa iniciativa", declarou ele ao veículo.
A cerimônia de encerramento da Atlantic Philanthropies, a empresa filantrópica que ele mantinha, ocorreu via Zoom e incluiu mensagens em vídeo enviadas por personalidades como Bill Gates e o ex-governador da Califórnia, Jerry Brown.
A data de fechamento da empresa, de acordo com Feeney, foi definida há dez anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.