IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo passará a usar poupança social da Caixa para pagar Bolsa Família

Do UOL, em São Paulo

28/11/2020 11h28

A partir de dezembro, os beneficiários do Bolsa Família receberão o benefício em poupança social digital, informou hoje a Caixa.

O acesso à conta será feito pelo aplicativo Caixa Tem, o mesmo que o governo usou para o pagamento do auxílio emergencial e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) emergencial.

De acordo com a Caixa, as contas serão criadas para os beneficiários automaticamente e eles poderão movimentar o benefício sem a necessidade de sacar o valor integral da parcela.

Além de movimentar o benefício pelo aplicativo, os beneficiários poderão continuar sacando os recursos por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

O banco estima que mais de nove milhões de pessoas que ainda não possuem nenhuma conta bancária poderão receber o benefício por meio de crédito na conta digital.

A abertura das contas digitais será feita de forma escalonada.

Os primeiros serão os beneficiários de NIS com final 9 e 0, seguindo a data de crédito regular do programa. Nesta primeira etapa, que ocorrerá em dezembro, cerca de 1,5 milhão de pessoas (16,5% do total de cidadãos com direito ao benefício neste período) receberão os valores pelo Caixa Tem.

Veja o calendário abaixo:

  • Dezembro: beneficiários com NIS finais 0 e 9
  • Janeiro: beneficiários com NIS finais 6, 7 e 8
  • Fevereiro: beneficiários com NIS finais 3, 4 e 5
  • Março: beneficiários com NIS finais 1 e 2, e GPTE (Grupos Populacionais Tradicionais Específicos, que incluem indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua)