Assista hoje, ao vivo, à premiação Lugares Incríveis para Trabalhar
O UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços digitais, e a Fundação Instituto de Administração (FIA) anunciam no próximo dia 1º de dezembro (terça-feira) os vencedores do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar. A cerimônia, transmitida ao vivo às 14h pelo canal do UOL no Youtube, vai destacar as empresas com os mais altos índices de satisfação de seus colaboradores, nas categorias Liderança e CEO, além do grande troféu principal, que elegerá a melhor entre as melhores. As companhias serão reconhecidas de acordo com cada porte, entre pequenas, médias e grandes empresas.
O prêmio é baseado na pesquisa Employee Experience, elaborada por dois professores da FIA, André Fischer e Joel Dutra, que estão entre as maiores referências em gestão de pessoas no país.
"Ao destacar as empresas capazes de garantir o melhor ambiente para trabalhar, aliando suas expectativas às de seus colaboradores, criamos um ciclo positivo de inspiração e aprendizado para todas as companhias do país. Como um dos maiores e mais relevantes publishers de conteúdo no Brasil, esperamos dar visibilidade a iniciativas de sucesso para que elas sirvam de modelo e sejam implementadas em outros times", diz Murilo Garavello, Diretor de Conteúdo do UOL.
Rigor e anonimato
Entre os meses de agosto e setembro, as cerca de 300 empresas que se inscreveram no prêmio participaram de um questionário sobre mais de 300 práticas de gestão, respondido pelo RH, e analisaram um conjunto de 100 frases assertivas sobre clima e cultura corporativa, em que 150 mil funcionários indicaram, em anonimato, se concordam ou discordam.
"A metodologia FIA vem de uma experiência de mais de 40 anos na área e já foi utilizada por mais de 1.500 empresas", explica o coordenador Matthias Wegener. "A pesquisa garante anonimato absoluto para os funcionários e uma análise criteriosa para as empresas".
As companhias com maior pontuação na coleta de dados ainda receberam uma auditoria independente a fim de checar a veracidade das práticas descritas pelo RH no questionário inicial e, se necessário, ajustar as pontuações.
"Além da nota final nas quatro categorias, as empresas participantes receberão gratuitamente o acesso básico à plataforma da pesquisa. Essa ferramenta inclui os índices de todas as frases assertivas, comparações com grupos de referência, gráficos e marcadores, entre outros recursos para facilitar a compreensão do clima organizacional", explica Wegener.
Um retrato do RH no Brasil
O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar irá traçar um importante panorama sobre os atuais desafios na gestão de pessoas no mercado brasileiro, como, por exemplo, a popularização do home office motivada pela pandemia da Covid-19.
"A longo dos anos 2000, a gestão de pessoas experimentou grandes avanços no Brasil e recebeu maior atenção por parte das organizações de forma geral. Atualmente, é consenso entre os empresários de que há uma relação direta entre o nível de satisfação das pessoas e a produtividade, rentabilidade e lucratividade da organização", afirma o professor Joel Souza Dutra.
Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços, finaliza: "Em meio a um cenário de tantas incertezas, as empresas despontam como instituições fortes, capazes de abrir novos caminhos e vencer os desafios impostos pelo novo normal. Ao acompanhar de perto os esforços para manter elevado o clima interno das companhias e amplificar essas experiências para toda a sua audiência, o UOL pretende contribuir também para fomentar, no Brasil, um ambiente de negócios inovador, produtivo e, principalmente, mais humano".
Acompanhe o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar pelo canal do UOL no Youtube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.