IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com 27 anos, criador da Ethereum é o mais novo bilionário de criptomoedas

A criptomoeda da Ethereum é atualmente a segunda maior moeda digital em valor de mercado - Getty Images
A criptomoeda da Ethereum é atualmente a segunda maior moeda digital em valor de mercado Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

05/05/2021 09h03

Vitalik Buterin, um programador russo-canadense de 27 anos, criou o blockchain Ethereum em 2013, quando tinha 19 anos. A criptomoeda foi lançada em 2015, e agora Buterin possui cerca de 333.500 ether (a criptomoeda da Ethereum) em sua carteira pública. Ontem (3) , a moeda bateu recorde de US$ 3.500, ou seja, a fortuna dele chegou em US$ 1,1 bilhão.

Segundo reportagem da CNN americana, os preços do ether mais do que quadruplicaram em 2021, subindo 375%. A criptomoeda é atualmente a segunda maior moeda digital em valor de mercado - um pouco menos da metade da capitalização de mercado do bitcoin.

O valor total de todo o ethereum em circulação é agora de cerca de US $ 403 bilhões, de acordo com a CoinMarketCap. Um ether custava US $ 3.482 na terça-feira.

Embora os investidores comprem e vendam milhares de criptomoedas diferentes - incluindo o dogecoin alimentado por tweet de Elon Musk - o éter e o bitcoin respondem por quase dois terços de todo o mercado global de criptografia de US $ 2,3 trilhões.

O entusiasmo da criptografia disparou em abril, quando a plataforma de negociação Coinbase foi a público com uma avaliação de US $ 86 bilhões. Bitcoin atingiu uma alta recorde, seguido por um rally selvagem de 500% em dogecoin, um ativo que foi criado como uma piada em 2013.

Os defensores da criptomoeda passaram anos insistindo que ethereum, bitcoin e outras moedas digitais poderiam revolucionar o mundo das finanças com o sucesso da estreia da Coinbase em Wall Street, esses patrocinadores estão finalmente tendo seu momento.