PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Mídia e Marketing

Unilever volta a ser maior anunciante do Brasil, aponta estudo

Campanha da Dove para o Dia das Mães falou sobre "maternidade real" - Divulgação
Campanha da Dove para o Dia das Mães falou sobre "maternidade real" Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/05/2021 10h04

A Unilever, o laboratório Genomma e a operadora Sky foram os maiores anunciantes do Brasil no ano passado. Os dados são do levantamento Agências & Anunciantes 2020, publicados pelo jornal Meio & Mensagem.

Dona de quase 30 marcas no Brasil, como Dove, Kibon e Omo, a Unilever voltou a ser líder pela primeira vez desde 2013. Em 2020, a companhia investiu R$ 1,53 bilhão em publicidade, 2% mais que em 2019, quando a empresa ficou na 2ª colocação do ranking.

O laboratório Genomma, líder em 2019 e 2018, investiu R$ 1,005 bilhão em publicidade no ano passado -número 37% menor se comparado ao de 2019. Fundada no México, a multinacional é dona de marcas como os sabonetes Asepxia e a linha de cuidado para a pele Cicatricure.

A Sky, terceiro lugar no ranking, investiu R$ 887 milhões no ano passado, 96% a mais que no ano anterior.

Confira o ranking dos 15 maiores anunciantes do Brasil em 2020:

  1. Unilever - R$ 1,53 bilhão
  2. Genomma Lab - R$ 1,005 bilhão
  3. Sky - R$ 887,63 milhões
  4. Bradesco - R$ 623,68 milhões
  5. Banco do Brasil - R$ 616,04 milhões
  6. Via (ex-Via Varejo) - R$ 606,59 milhões
  7. Telefônica - R$ 504,64 milhões
  8. B2W - R$ 498, 61 milhões
  9. EMS Farmacêutica - R$ 496,93 milhões
  10. Hypera Pharma - R$ 475,53 milhões
  11. Amazon Serviços - R$ 469,95 milhões
  12. Reckitt Benckiser - R$ 455,32 milhões
  13. Mercado Livre - R$ 455,27 milhões
  14. Claro - R$ 419,52 milhões
  15. Caixa - R$ 383,74 milhões

Da lista, o Mercado Livre foi a empresa que aumentou mais seus investimentos em publicidade no ano passado, em 164%. Com isso, ganhou 39 posições.

Outro destaque é a chegada da Amazon à lista, empresa que nos Estados Unidos é a maior anunciante. Ela aumentou em 136% seus investimentos em publicidade de 2019 para 2020.

A estimativa de investimento publicitário do estudo tem como base o cruzamento de dois estudos: o Monitor Evolution, da Kantar Ibope, e o Cenp-Meios, que consolida o faturamento de 217 das maiores agências de publicidade do país.

Mídia e Marketing