IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UOL Play estreia 2ª temporada de "PCC - Primeiro Cartel da Capital"

Do UOL, em São Paulo

13/07/2021 12h28

O UOL lança nesta terça (13) a segunda temporada da série documental "PCC - Primeiro Cartel da Capital". Os dois episódios estão disponíveis com exclusividade para os assinantes do UOL Play, a plataforma de streaming do UOL.

Depois de contar como o PCC se tornou a maior facção criminosa do Brasil na primeira temporada, a série revela as disputas envolvendo Gegê do Mangue e André do Rap para comandar a estratégia do tráfico internacional. Com direção de João Wainer (dos documentários "Junho - o mês que abalou o Brasil" e "Pixo"), "PCC - Primeiro Cartel da Capital" é uma produção de MOV.doc, o selo de documentários do UOL, e conta com reportagem de Flávio Costa e Luís Adorno.

Nesta nova temporada, a equipe de reportagens do UOL testemunhou uma das maiores apreensões de cocaína do porto de Santos em 2020: 600 quilos de pasta base que tinham como destino Hamburgo, na Alemanha. A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, é considerada pelo PCC a nova Cáli, em referência ao notório cartel colombiano. Atualmente, a organização adota uma nova estratégia, focada na corrupção de agentes públicos, lucrando em silêncio com o tráfico de drogas, sem uso excessivo de violência.

No primeiro episódio, o documentário explica como Gegê do Mangue, considerado o número 2 do PCC, foi responsável pelo tráfico internacional, com foco na Europa. Encarregado de supervisionar toda a operação, Gegê passa a suspeitar de outros associados como Fuminho e André do Rap, que estariam traindo a facção e desviando dinheiro. As disputas levam, no fim, à morte de Gegê em uma emboscada no Ceará.

Já o segundo episódio foca na ascensão de André do Rap, que fez de Santos seu palco para a carreira musical e criminosa. André é preso em Angra dos Reis em uma de suas casas milionárias, mas fica na cadeia apenas um ano. Após decisão do ministro Marco Aurélio Melo, do STF, é liberado. O rapper deveria permanecer em sua residência no Guarujá, mas foge e hoje é considerado um dos criminosos mais procurados pela polícia internacional.

A segunda temporada de "PCC - Primeiro Cartel da Capital" está disponível com exclusividade no UOL Play. A primeira temporada pode ser vista no YouTube de MOV.doc.