Receita alerta contribuintes via cartas sobre erros na declaração do IR
A Receita Federal começou a enviar cartas aos contribuintes para alertar sobre pendências encontradas na declaração do Imposto de Renda.
O chamado "Projeto Cartas 2021" tem como objetivo avisar que, em caso de erro na declaração apresentada, este é momento para providenciar a correção e enviar uma declaração retificadora.
Segundo a Receita, serão enviadas 550 mil cartas ao longo do mês de julho até a primeira semana de agosto.
O contribuinte deve aproveitar esse período para regularizar a declaração antes de ser intimado ou notificado pelo órgão. Assim, evita atuação e cobrança de multa. Após receber intimação ou notificação, não é mais possível corrigir a declaração enviada.
Para saber se caiu na malha fina, o contribuinte deve consultar a declaração apresentada à Receita no serviço 'Meu Imposto de Renda', disponível no e-Cac. A declaração retida em malha é aquela que apresenta 'pendência no extrato'. Não é necessário comparecer às unidades da Receita Federal.
A Receita explica que é importante verificar se todos os valores declarados estão corretos e se há documentação que comprove o que foi declarado.
Além das pendências de malha, no menu 'Meu Imposto de Renda' é possível verificar informações sobre restituição, pagamentos de cotas, débitos em aberto e as informações de exercícios anteriores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.