IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receita alerta contribuintes via cartas sobre erros na declaração do IR

Segundo a Receita, serão enviadas 550 mil cartas ao longo do mês de julho até a primeira semana de agosto - Sergio Lima/Folhapress
Segundo a Receita, serão enviadas 550 mil cartas ao longo do mês de julho até a primeira semana de agosto Imagem: Sergio Lima/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

21/07/2021 12h59

A Receita Federal começou a enviar cartas aos contribuintes para alertar sobre pendências encontradas na declaração do Imposto de Renda.

O chamado "Projeto Cartas 2021" tem como objetivo avisar que, em caso de erro na declaração apresentada, este é momento para providenciar a correção e enviar uma declaração retificadora.

Segundo a Receita, serão enviadas 550 mil cartas ao longo do mês de julho até a primeira semana de agosto.

O contribuinte deve aproveitar esse período para regularizar a declaração antes de ser intimado ou notificado pelo órgão. Assim, evita atuação e cobrança de multa. Após receber intimação ou notificação, não é mais possível corrigir a declaração enviada.

Para saber se caiu na malha fina, o contribuinte deve consultar a declaração apresentada à Receita no serviço 'Meu Imposto de Renda', disponível no e-Cac. A declaração retida em malha é aquela que apresenta 'pendência no extrato'. Não é necessário comparecer às unidades da Receita Federal.

A Receita explica que é importante verificar se todos os valores declarados estão corretos e se há documentação que comprove o que foi declarado.

Além das pendências de malha, no menu 'Meu Imposto de Renda' é possível verificar informações sobre restituição, pagamentos de cotas, débitos em aberto e as informações de exercícios anteriores.