IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consórcio de veículos de imprensa vence Prêmio Faz Diferença

Consórcio de veículos de imprensa vence uma das categorias do Prêmio Faz Diferença - Reprodução
Consórcio de veículos de imprensa vence uma das categorias do Prêmio Faz Diferença Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/08/2021 08h10

Criado como resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro (sem partido) de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, o consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, venceu na noite de ontem uma das categorias do Prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal O Globo.

O consórcio — formado pelo UOL, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Extra, O Globo e G1 — venceu na categoria "País", enquanto a pneumologista Margareth Dalcolmo, da Fiocruz, recebeu o prêmio de "Personalidade do Ano".

"Uma iniciativa muito importante, inédita de veículos que concorrem todos os dias, se unindo, para, em um momento em que o governo ameaçou manipular os dados da covid, a gente se uniu para trazer dados confiáveis para a sociedade", afirmou no evento Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

"Nesse momento de mentiras circulando, tempos tão sombrios, o jornalismo profissional é uma âncora. São veículos em que a sociedade pode confiar", disse.

O consórcio

Quando o consórcio foi criado, em 2020, os seis veículos que o compõe passaram a trabalhar em parceria para buscar diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação as informações sobre covid-19 que o governo Bolsonaro havia decidido restringir.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural dessas informações, como casos e mortes pela doença, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a crise sanitária colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Confira os outros vencedores do prêmio:

Personalidade do ano: Margareth Dalcolmo
País: Consórcio de veículos de imprensa
Rio: Márcio Antônio do Nascimento Silva
Economia: Itaú
Desenvolvimento do Rio: CSN
Mundo: Sue Ann Costa Clemens
Ciência e Saúde: Fiocruz e Butantan
Educação: O professor brasileiro
Diversidade: Mirtes Renata
Esportes: Diego Ribas
Ela: Teresa Cristina
Segundo Caderno/Música: Emicida
Segundo Caderno/Audiovisual: Marcelo Adnet
Segundo Caderno/Livros: Itamar Vieira Junior
Segundo Caderno/TV: Jornal Nacional