PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Mídia e Marketing

Onde o consumidor é mais receptivo à publicidade? Estudo responde

ViewApart/iStock
Imagem: ViewApart/iStock

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/10/2021 13h49

Hoje, entender em qual meio o consumidor está melhor receptivo a receber mensagens publicitárias é tão (ou mais) importante do que ser criativo. Pensando nisso, a Kantar criou o estudo "Media Reactions" (reações da mídia, em tradução livre), que, em 2021, chega à sua segunda edição.

Os resultados globais do estudo apontam que anúncios em cinemas, eventos patrocinados, revistas, pontos de venda (como lojas e supermercados) e jornais são os meios em que os consumidores se sentem mais à vontade para ver publicidade.

No mundo online, as campanhas publicitárias são mais bem-vindas em podcasts, em conteúdos produzidos por influenciadores, sites de e-commerce, serviços de streaming e nas redes sociais.

No Brasil, a tendência não é muito diferente. Aqui, nos meios digitais, os conteúdos publicitários produzidos por influenciadores são os preferidos, seguidos por anúncios em podcasts e nos sites de e-commerce.

"À medida que emergimos em um novo cenário de mídia, com novos hábitos e novas plataformas a serem exploradas, as marcas precisam entender as percepções dos consumidores sobre esse novo contexto e aprender o que segue sendo relevante e o que mudou", diz Maura Coracini, diretora de Mídia & Digital em Insights da Kantar.

Além disso, o estudo identificou que TikTok, Amazon, Instagram, Google e Twitter são as plataformas onde o público se diz mais "à vontade" para consumir propaganda.

O relatório deste ano ouviu mais de 14.500 consumidores, em 23 mercados diferentes de todo o planeta. Segundo a Kantar, isso representa mais de 80% dos investimentos em mídia globalmente falando. No Brasil, o levantamento ouviu 600 pessoas, de 16 a 65 anos, em maio e junho deste ano.

PUBLICIDADE

Mídia e Marketing