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Itapemirim: menos de 1% foi realocado em voos de outras empresas, diz Anac

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/12/2021 16h38

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou hoje que, de sexta-feira (17) a domingo (19), cerca de 430 passageiros da ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) foram realocados em voos de outras companhias aéreas. O número corresponde a menos de 1% dos passageiros impactados pela empresa que suspendeu temporariamente as atividades na semana passada.

Em nota divulgada ontem, a ITA disse que 45.887 passageiros foram afetados com a interrupção das operações. O montante é referente ao período da noite da última sexta-feira até o dia 31 de dezembro. Do total, a empresa alegou que quase 25 mil consumidores já tinham sido "atendidos".

"A ITA tem trabalhado arduamente para promover a reacomodação ou reembolso dos valores pagos. Até a manhã desta segunda-feira (20), 24.995 passageiros, o equivalente a 54% do total, já foram atendidos", afirmou a aérea, sem especificar os tipos de atendimentos.

Segundo a Anac, cerca de 7 mil passageiros da ITA já pediram reembolso. A agência ainda determinou o restabelecimento dos canais de atendimento (telefônico, eletrônico e presencial) da empresa. Ontem, a área informou que, devido à alta demanda, poderia haver uma demora "acima do esperado" para o atendimento dos clientes.

A Anac também pediu o envio de dados sobre o quantidade de passageiros afetados, voos programados e o plano de ações da empresa para o adequado tratamento aos consumidores.

"Ações administrativas estão sendo efetivamente adotadas, sem prejuízo das demais responsabilidades civil, administrativa e penal decorrentes de todos os fatos relacionados ao evento em questão, inclusive por omissão", informou a agência.

Passageiros não devem ir ao aeroporto

A Anac recomenda que passageiros com voos programados com a Ita não não compareçam aos aeroportos antes de entrar em contato com a empresa aérea.

Os passageiros da Itapemirim Transportes Aéreas devem entrar em contato no e-mail falecomaita@voeita.com.br; telefone 0800 723 2121 (das 6h às 21h); ou no chat disponível no site da empresa: www.voeita.com.br.