Itapemirim: menos de 1% foi realocado em voos de outras empresas, diz Anac
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou hoje que, de sexta-feira (17) a domingo (19), cerca de 430 passageiros da ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) foram realocados em voos de outras companhias aéreas. O número corresponde a menos de 1% dos passageiros impactados pela empresa que suspendeu temporariamente as atividades na semana passada.
Em nota divulgada ontem, a ITA disse que 45.887 passageiros foram afetados com a interrupção das operações. O montante é referente ao período da noite da última sexta-feira até o dia 31 de dezembro. Do total, a empresa alegou que quase 25 mil consumidores já tinham sido "atendidos".
"A ITA tem trabalhado arduamente para promover a reacomodação ou reembolso dos valores pagos. Até a manhã desta segunda-feira (20), 24.995 passageiros, o equivalente a 54% do total, já foram atendidos", afirmou a aérea, sem especificar os tipos de atendimentos.
Segundo a Anac, cerca de 7 mil passageiros da ITA já pediram reembolso. A agência ainda determinou o restabelecimento dos canais de atendimento (telefônico, eletrônico e presencial) da empresa. Ontem, a área informou que, devido à alta demanda, poderia haver uma demora "acima do esperado" para o atendimento dos clientes.
A Anac também pediu o envio de dados sobre o quantidade de passageiros afetados, voos programados e o plano de ações da empresa para o adequado tratamento aos consumidores.
"Ações administrativas estão sendo efetivamente adotadas, sem prejuízo das demais responsabilidades civil, administrativa e penal decorrentes de todos os fatos relacionados ao evento em questão, inclusive por omissão", informou a agência.
Passageiros não devem ir ao aeroporto
A Anac recomenda que passageiros com voos programados com a Ita não não compareçam aos aeroportos antes de entrar em contato com a empresa aérea.
Os passageiros da Itapemirim Transportes Aéreas devem entrar em contato no e-mail falecomaita@voeita.com.br; telefone 0800 723 2121 (das 6h às 21h); ou no chat disponível no site da empresa: www.voeita.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.