IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Central reporta vazamento de 2,1 mil chaves Pix ligadas ao LogBank

É a segunda vez em duas semanas que o Banco Central reporta um vazamento de dados - André Luís Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
É a segunda vez em duas semanas que o Banco Central reporta um vazamento de dados Imagem: André Luís Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

03/02/2022 15h34Atualizada em 03/02/2022 17h15

O Banco Central reportou hoje o vazamento de cerca de 2.112 chaves Pix vinculadas ao meio de pagamento LogBank. Segundo a autarquia, "dados sensíveis", como senhas bancárias, não foram expostos.

As 2.112 chaves Pix estão ligadas a 2.082 pessoas físicas. Entre os dados vazados, estão: nome, CPF e número da conta do usuário. O incidente ocorreu entre 24 e 25 de janeiro, de acordo com a instituição.

"Essas informações não são sensíveis ou sigilosas e parte delas são usualmente informadas pelos usuários ao se fazer uma TED ou DOC, estão impressas nos cheques e podem constar nos comprovantes das transações", pontuou o Banco Central.

"Ressalta-se que as informações são de natureza cadastral, não permitindo a movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", prosseguiu.

Em nota ao UOL, o LogBank confirmou o vazamento e que os dados sensíveis não foram afetados. "O incidente foi detectado e controlado instantaneamente pelas ferramentas e equipes de segurança. Nenhum dado sensível foi vazado e não houve qualquer movimentação financeira indevida ou prejuízo financeiro para os clientes relacionados com este incidente, cujo alcance permaneceu extremamente limitado".

Segundo o BC, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) foi avisada sobre o vazamento e as pessoas afetadas pelo incidente "serão notificadas". Não foram dados detalhes sobre como funcionará o aviso aos portadores das chaves Pix expostas.

É a segunda vez em duas semanas que o Banco Central reporta um vazamento de chaves Pix — contando desde que o sistema de pagamentos instantâneos foi criado, este é o terceiro caso tornado público pela autarquia.

Em 21 de janeiro, o Banco Central já havia reportado o vazamento de 160.147 chaves chaves Pix ligadas à Acesso, em incidente ocorrido entre 3 e 5 de dezembro de 2021.

Assim como no incidente com o LogBank, no caso da Acesso Soluções Pagamentos, o Banco Central também não identificou a exposição de dados sensíveis.